assessor do juiz Ather teria feito vítima no fórum de divinópolis
As vítimas são servidoras, estagiárias do Fórum de Divinópolis (Foto: Divulgação/TJMG)

A namorada do assessor também aparece como ré na ação por perseguição qualificada por ser contra mulher

O juiz Mauro Ryuji aceitou a denúncia contra Tiago Carmo de Oliveira, assessor do juiz Ather Aguiar afastado suspeito de assédio sexual contra servidoras, estagiárias e ex-funcionárias da Comarca de Divinópolis. A namorada do assessor, Aline Trindade Rocha també aparece como ré no processo.

Crimes atribuídos ao assessor do juiz Ather

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou, então, Tiago pelos crimes de injúria com emprego de violência ou vias de fato e perseguição, qualificada por ser contra mulher. Já a namorada dele por perseguição qualificada por ser contra mulher.

O juiz Ather Aguiar está afastado da Comarca de Divinópolis pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde junho deste ano. Ele é acusado de assédio moral, sexual e violência de gênero

O caso

As investigações começaram a partir da denúncia de uma estagiária. Conforme relatos dela, Ather Aguiar tinha o costume de jogar livros nas jovens e “bater com o livro na bunda” das mulheres. Uma estagiária teria cortado a boca por conta da pancada com o livro.

Ao reclamar com o juiz ele, então, teria respondido: “se eu te bater você vai apaixonar, você não sabe o que eu já fiz com uma estagiária nessa mesa”.

A mesma estagiária conta que o magistrado chamava ela de termos humilhantes, como “cabeça de bagre”. Além disso, teria dito frases como “mulher serve para ficar atrás do fogão” e “iguais a você eu acho várias, até melhores”.

Conforme relatos de uma ex-estagiária, o magistrado teria dito que “a partir do momento que você entra aqui a sua alma é minha”.