Letícia Ferreira

Com Funedi/Uemg

 

É tradição em Divinópolis. Aos finais de semana, as ruas dos bairros Esplanada, Porto Velho, Niterói e São José ficam lotadas para as feiras. Em 2011, foi criada a Associação dos Feirantes para organizar e buscar melhorias para os trabalhadores ou frequentadores das feiras, porém esta associação está parada.

 

“Em 2011, tivemos a primeira eleição, cujo mandato venceu em 2013 e, nesse tempo, não houve formação de chapa”, afirma o secretário municipal de Agronegócios, Paulo Márius.

 

Em 2014, um grupo de pessoas se interessou por organizar a associação. Para Paulo, a associação ajuda a organizar e a resolver os impasses e problemas encontrados.

 

“Havendo uma associação, todos precisam obedecer aquilo que se encontra no estatuto. Impedindo o surgimento de problemas, e solucionando de forma coletiva os que aparecerem”.

 

Para o secretário as feiras serão mais organizadas com a associação (Foto: ICM Jovens)

Para o secretário as feiras serão mais organizadas com a associação (Foto: ICM Jovens)

 

Problemas

 

Alguns problemas existentes foram pontuados pelo secretário.

 

“Segurança e estacionamento, vivenciados nas feiras, com o fortalecimento da associação, podem ser diminuídos. No bairro Esplanada, por exemplo, os feirantes param seus carros ao lado das barracas, dificultando o acesso dos clientes”.

 

Paulo disse ainda que os próprios feirantes tentaram resolver este problema, arrumando um local para estacionar os carros, porém, não funcionou.

 

Outro problema existente nas feiras de Divinópolis é a venda de produtos ilícitos, que não são da competência da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) fiscalizar.

 

“Com o fortalecimento da associação, pode ser definido aquilo que pode ou não ser comercializado nas feiras. Uma associação forte, com diretoria e conselho fiscal, podem lidar melhor com estes problemas”.

 

Parcerias

 

Atualmente, a Semag auxilia na abertura e fechamento das feiras, além de levar um banheiro químico para todos os locais de sua instalação. Para o secretário, com o fortalecimento da associação, o apoio da Semag poderia ser apenas logístico.

 

“Atualmente, a prefeitura cede um funcionário para a abertura e fechamento das feiras, mas essa organização pode ser da própria associação, dando mais autonomia aos feirantes”, afirma.

 

No dia 12 de outubro será realizada eleição para a diretoria, que comandará associação nos próximos dois anos. Atualmente, existem cinco feiras em Divinópolis, no bairro Niterói, que funciona aos domingos, nos bairros Esplanada e Porto Velho, que funcionam aos sábados, e as duas mais recentes, que são realizadas nos bairros São José e Ipiranga, funcionando também aos domingos. De acordo com dados da secretaria, existem em média 400 feirantes atuando em Divinópolis.