Material, até então, não era destinado da forma correta no município; Cargas serão encaminhadas para São Paulo
Marcelo Lopes
Divinópolis, em mais uma oportunidade, presencia uma inovação, desta vez, no âmbito de materiais recicláveis. A Associação de Catadores (Acaren), localizada no bairro Niterói, é a pioneira no envio de cargas de vidro para o estado de São Paulo. A iniciativa é organizada pela própria entidade.
O material 100% reciclável, até então, não era destinado de forma correta na cidade. Em solos paulistanos, a carga irá ser encaminhada à empresa Destino Certo. Ela já recebe outros produtos da associação para reciclagem, como papelão, plástico e garrafas pet.
“O Destino Certo compra estes recicláveis para processar este material. O que eles (os catadores) estão fazendo hoje é coletar este vidro, quebrá-lo, formar uma carga e pesá-lo para compensar e mandar para São Paulo”, diz a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), Alexandra Galvão.
Alexandra coordenou as duas últimas reuniões realizadas em fevereiro e março, sobre o Fórum Lixo e Cidadania. Segundo ela, estes eventos são uma forma de aproximar diversas esferas da sociedade para o incentivo da reciclagem.
“O fórum é muito interessante, pois ali é o momento de aproximar o município, a promotoria de meio ambiente, os catadores e a sociedade civil organizada, porque tem muita gente que está com ações de pontos de coleta, promovendo a coleta seletiva”, explica.
A próxima reunião será realizada no dia 02 de abril para o alinhamento dos grupos que trabalham com a conscientização do lixo.
Sobre a iniciativa da ACAREN, Alexandra completa: “Tenho muito orgulho desses trabalhadores anônimos da cidade”.