A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago alcançou os 100 mil volumes, com as últimas doações de livros concretizadas pela Superintendência Regional de Ensino e pela Biblioteca Provincial dos Franciscanos. Além de livros, fazem parte do acervo jornais, revistas, CDs, DVDs, entre outras obras. Com as doações, a Ataliba se consolida como uma das mais completas de Minas Gerais.
A Superintendência de Ensino doou quatro mil livros didáticos no final do ano passado à Ataliba Lago. A Biblioteca Provincial dos Franciscanos fez doações de cinco mil livros. Dentre as doações, tem o livro oriental ‘As Mil e Uma Noites’, que registra contos árabes. Traduzido, primeiramente, para o francês por Galand, ganhou versão em português, em 1899.
Os funcionários da biblioteca começaram a catalogar os livros e dentro de cinco meses as obras estarão disponíveis para os leitores da Ataliba Lago. “Chegamos à marca de 100 mil volumes, e é um número importante que coloca a Ataliba Lago com um das principais do interior de Minas Gerais”, afirmou a coordenadora da Ataliba Lago, Geisa Aparecida Grego.
Ataliba
A Biblioteca Pública Municipal teve autorizada sua instalação em 1949, mas somente foi criada em 1957, iniciando-se numa pequena sala da Câmara Municipal, na Rua São Paulo. Em 1965, com a destruição do antigo prédio para a construção do Fórum Municipal (atual Câmara de Vereadores), o acervo foi recolhido e guardado no extinto Colégio Frei Orlando.
De 1973 a1976 a Biblioteca foi reativada no Centro Cultural do Povo (praça Governador Benedito Valadares), recebendo o nome de Biblioteca Pública Municipal “Ataliba Lago”; com lei número 1188, de 13 de maio de 1976. Desde agosto de 2006, encontra-se instalada na Av. Sete de Setembro, 1160, numa área aproximada de 1890 m2.