A Festa Literária de Divinópolis (Flid) já promoveu doações de livros para Biblioteca Municipal Ataliba Lago. Na semana passada, 400 exemplares foram entregues pelos organizadores do evento, que começa nessa sexta-feira (29), no Teatro Municipal Usina Gravatá. Os organizadores confirmaram que chegarão outros 800 exemplares nos próximos dias.
A Flid terá a participação de escritores renomados como Adélia Prado, o cantor Paulinho Pedra Azul, além dos grupos Meninas de Sinhá e Trupe Maria Farinha. O evento também valoriza escritores e artistas locais como Juvenal Bernardes, Osvaldo André e Gê Lara. A programação completa pode ser conferida pelo site www.flid.com.br
Para assistir as atrações, os interessados precisaram doar um livro, que foram repassados para a Ataliba Lago. “Os livros chegaram em boas condições e estamos catalogando para disponibilizar para os nossos leitores”, afirmou a coordenadora da Ataliba Lago, Geisa Aparecido Grego.
A troca de ingressos por livros está sendo realizada na Boutique do Livro (avenida Antônio Olímpio de Morais, 487 – Centro). Para cada palestra, bate-papo ou apresentação que ocorra dentro do teatro, será trocado um ingresso por um livro usado (desde que em bom estado de conservação). De acordo com os organizadores, as trocas estão limitadas a três ingressos por pessoa (lembrando que a cada ingresso, um livro).
A Festa
A Flid é realizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e foi desenvolvida pelos diretores da Gulliver Editora e da Boutique do Livro. O evento tem pretensão de resgatar e estimular o prazer pela literatura, incentivando a aproximação do público do Centro-Oeste com livros de maneira lúdica e festiva. A Flid foi aprovada no ano passado pela Lei de Incentivo e o valor para capacitação chega a R$ 26 mil.