Diretor da UPA fala em plano de contingência para evitar que ocorra surto de gripe no município

Formiga já cogita elaborar um plano de contingência para evitar um possível surto de gripe. Os atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios aumentaram 300% quando comparado dia 24 de dezembro com segunda-feira (27/12).

A proposta do plano foi comentada com a diretoria de epidemiologia pelo diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do ginásio Vicentão Vladimir Moreira. O escopo seria apresentado também aos médicos que atuam nas unidades.

A preocupação maior é para onde mandar os pacientes graves diagnosticados com a H3N2. Dois pacientes estavam ontem no Vicentão aguardando transferência hospitalar.

Ambos com quadro respiratório e com COVID-19 descartado. Inicialmente, a orientação é para que sejam direcionados para vagas exclusivas para o novo coronavírus.

No caso de Formiga, os leitos são apartamentos, ou seja, fica apenas uma pessoa no quarto evitando, assim, contato e contaminações.

Atenção

Ainda não há quantidade exata de casos atendidos que se referem a gripe Influenza H3N2 – que tem causado no novo surto – ou a COVID-19.

Entretanto, estima-se que a maior parte seja da Influenza com base nos testes do novo coronavírus já realizados. A maioria deu negativo.

Atendimento

A referência para pacientes com sintomas respiratórios continua sendo o Vicentão.

“O paciente passará pela triagem, atendimento médico, fará teste para COVID e, caso seja descartado, o médico irá prescrever o melhor tratamento”, explica o secretário da pasta, Leandro Pimentel.

Pimentel ainda disse que o município está atento a situação.

“As autoridades sanitárias estão atentas ao surto de Influenza que o país tem vivido. Estamos monitorando cada caso afim de dar a resposta adequada, visando promover e prevenir agravos na saúde da população”, informa o secretário.

Mesmo com o aumento de gripe, o secretário alerta sobre a importância de manter as medidas preventivas contra a COVID-19.

“Mantenha os cuidados, o uso de máscara, lavagem e higienização das mãos e juntos vamos vencer mais esse momento”, orienta o secretário de saúde.

78,3% da população já foi imunizada com as duas doses da vacina. O boletim divulgado hoje aponta 11.547 confirmações do novo coronavírus e 289 vidas perdidas em decorrência da doença.