Redação
O Plano de Contingência da Defesa Civil foi lançado oficialmente. A iniciativa tem como finalidade antecipar ações e serviços que possam evitar transtornos durante o período chuvoso. O prefeito Vladimir Azevedo assinou o Decreto de Lei nº11680/2014, que oficializa o Plano de Contingência da Defesa Civil para execução nos anos de 2014 e 2015 no município.
Durante a cerimônia foram nomeados a nova Coordenadoria Municipal de Prevenção e Defesa Civil, que será composta pelo coordenador Dreyfus Bueno Rabello, coordenador adjunto Kleber Aguiar Evangelista, as secretárias executivas Edna Marta Faria Cordoso e Keila Monteiro Barbosa, os engenheiros voluntários, Juliano Vieira dos Santos e José Maria Gontijo e a assistente social, Adriany Fernandes da Silva.
A Defesa Civil Municipal, busca por meio deste plano a integração dos órgãos participantes do sistema de defesa civil, colocando à disposição do cidadão a pronta resposta aos desastres que por ventura surgirem, como ressalta Dreyfus Rabelo.
“O plano prevê três locais onde as famílias serão encaminhadas. Serão três pontos iniciais, que dependerá do volume de pessoas. Temos o Poliesportivo Central e Niterói, além do Centro Social Urbano do bairro Interlagos. Se por ventura os locais não comportarem a população, elas serão encaminhadas para as escolas municipais. O plano é abrangente e atende diversas situações, sejam elas de calamidade pública por falta ou excesso de água e epidemias” afirmou.
Prevenção
O coordenador ressalta ainda que há um trabalho diário de monitoramento.
“A partir de toda a articulação que o plano proporcionar, é possível conseguir recursos necessários para prevenir ou solucionar qualquer adversidade. Estamos sempre em contato com a Copasa, no monitoramento do nível do rio. Recebemos diariamente notificações via email e sms, da Defesa Estadual, que informa a probabilidade de chuva em milímetros com antecedência e isso contribui muito no trabalho de monitoramente da cidade”, enaltece Dreyfus Rabelo.
A secretária executiva, Edna Marta Faria Cardoso, explica como foram executadas as ações preventivas neste ano e faz um alerta.
“Foram realizadas as limpezas dos bueiros, cortes de árvores, poda, além da visita preventiva no Morro da Pitimba, Alto São João de Deus, Vila Olária, Candelária, que inclusive em 2012 foram retiradas todas as famílias ribeirinhas encaminhadas para o bairro Jardim Copacabana, pois essas famílias foram beneficiadas com o programa Minha Casa Minha Vida”, pontua.
Divinópolis é cortado em seu perímetro urbano por 18 km de extensão do Rio Itapecerica, onde 23% de sua população residem em área inundáveis. Esta realidade vulnerabiliza a segurança dos cidadãos tornando imprescindível a adoção de medidas que reduzem os riscos, bem como, à ativação de um eficaz plano de resposta as demandas que poderão advir no período chuvoso.