Museu Histórico está interditado desde março de 2017 - Foto: Reprodução

Evento faz parte da décima sexta edição da Semana de Museus e visa chamar a atenção da população sobre o reapropriamento do local

 

Marcelo Lopes

 

Visando chamar a atenção e instigar a população divinopolitana sobre a situação do Museu Histórico da cidade, o  Portal EmRedes e o Centro de Memória Professora Batista Corgozinho, realizam, no dia 20 de maio, uma ação para debater o reapropriamento do local. O evento será realizado de 10h às 14h.

“Faremos um novo abraço ao prédio do Museu, tal como foi feito na década de 80 quando o prédio estava quase caindo e ia ser demolido. Por conta dessa ação, ele foi preservado e tombado como patrimônio histórico de Divinópolis”, disse Flávia Lemos, coordenadora do EmRedes e do Centro de Memória e professora de história e antropologia.

Flávia contou ao PORTAL que a mesma situação dos anos 80 se encontra atualmente com o Museu, que se localiza na Praça da Catedral, área central da cidade.

“O prédio está interditado desde março de 2017, correndo sério risco de desabamento. Nosso objetivo é chamar atenção dos divinopolitanos para a questão, da integridade do imóvel e também do fechamento do Museu. É preciso e urgente que Divinópolis cuide melhor do seu patrimônio histórico”, explicou.

Durante a ação, Flávia disse que será realizada uma roda de conversa sobre a sensibilização acerca da questão. A professora também cita a importância de empresários da cidade, para que os mesmos se mobilizassem e até adotassem o prédio. Além disso, também existe uma outra questão: o fechamento do Museu.

“Apesar de ter uma exposição no arquivo público, o Museu também está fechado desde então. Divinópolis carece de espaços culturais e em especial de memória”, declarou.

Semana de Museus

A atividade finalizará a décima sexta Semana de Museus da UEMG Divinópolis, que será realizada entre os dias 14 e 20 de maio. Para se inscrever e obter mais informações relacionadas ao evento, basta se cadastrar no site.

“Quanto à participação na ação sobre o Museu, pode fazer inscrição através do site, ou comparecer ao local, podendo também convidar amigos”, finalizou Flávia.

Prefeitura

O PORTAL entrou em contato com a Prefeitura de Divinópolis para saber sobre a atual situação do prédio do Museu Histórico de Divinópolis. Através da assessoria de imprensa, foi encaminhada a seguinte nota.

“A Prefeitura de Divinópolis realiza projeto para custo básico da restauração do sobrado onde funciona o Museu Municipal. O Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) concedeu ao município dois anos para início das obras de restauração, contando a partir de 2018.”