Marcelo Lopes
Somos movidos por paixões ao decorrer de nossas vidas. Às vezes, o sentimento brota dentro de nós. Em outras, é passado de pai para filho, como é no caso de Guilherme Xavier, meia do Atlético Mineiro, que cedeu entrevista exclusiva ao PORTAL na tarde deste sábado (13). Natural de Divinópolis e com 23 anos, o jovem atleta teve o espelho de alguém muito especial.
“Comecei a jogar futebol muito novo, influenciado pelo meu pai, Claudinho Dentão, que jogou por muitos anos no futebol amador e sempre me levou para os campos e daí comecei minha paixão pelo esporte através dele”, explica.
América: Das Categorias de Base ao Profissional
Desde então, Guilherme nunca mais parou. No ano de 2009, o jogador foi para o América MG, onde permaneceu no clube por oito anos, iniciando pelas categorias de base e subindo ao profissional. Tudo isso iniciou com uma oportunidade.
“Quem me deu a chance foi o Múcio Tavares. Eu tinha acabado de fazer um teste no São Paulo e não havia sido aprovado. Na volta, ele me fez esse convite e eu aceitei na hora”, diz.
Pelo Coelho, Xavier levantou como capitão o título da Taça BH em 2014 e foi campeão mineiro em 2016. Também esteve presente no acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, em 2015 e na disputa da primeira divisão nacional no ano seguinte.
Guilherme lembra do clube com gratidão.
“As oportunidades no América foram únicas. Foi o clube que eu nasci, que me deu oportunidade de aparecer e me colocar no cenário do futebol. Foram muitas experiências, momentos complicados, títulos e muita amizade que eu vou levar para sempre. Só tenho a agradecer ao América por tudo”.
Macaé, Atlético Mineiro e Flórida Cup
No início de 2017, o jogador foi emprestado e disputou o Campeonato Carioca pelo Macaé, onde em uma de suas partidas, deixou sua marca contra o Botafogo no Estádio Nilton Santos.
Em julho, o divinopolitano retornou à Belo Horizonte e foi transferido ao Atlético Mineiro, onde disputou pelo time B a segunda divisão do Campeonato Mineiro.
Em 2018, Xavier teve agora a oportunidade de mostrar ainda mais o seu potencial disputando a Flórida Cup, torneio internacional e que fez parte do calendário da pré temporada do Atlético. Além dele, outros jovens compunham o time do Galo para a disputa do torneio internacional nos Estados Unidos e por lá, foram treinados por Caio Zanardi. Uma experiência a mais em sua carreira.
“Essa experiência da Flórida Cup está sendo ótima, esses jogos internacionais são ótimos. Todos estão acompanhando. É uma grande oportunidade para mostrar nosso futebol”.
Guilherme iniciou a estreia do Galo no banco, mas entrou em campo, substituindo Leleu no primeiro tempo na derrota para o Rangers, da Escócia, por 1×0. Ao ser perguntado em relação ao nervosismo antes de entrar no gramado do Orlando City Stadium, ele brinca:
“Lógico que antes do jogo dá aquele frio na barriga (risos), mas depois que jogo começa é tranquilo”.
Neste domingo (14), Xavier e seus companheiros tiveram mais um desafio, enfrentando o Atlético Nacional, no Spectrum Stadium, em Orlando. O meia iniciou a partida como titular e foi substituído no segundo tempo na derrota para a equipe colombiana por 2×0.
Família
Durante toda a caminhada, a família sempre esteve ao lado dele. E nesses sete meses de Atlético, não foi diferente.
“Minha família sempre está comigo. Ela quem me dá força, porque não é fácil. Tem muitos momentos difíceis e só quem está comigo no dia a dia sabe como é difícil. Eu só tenho que agradecer eles, e minha namorada”.
Futuro no Galo
Sobre o futuro e uma possível oportunidade no time principal, comandado pelo treinador Oswaldo de Oliveira, Xavier mostra pé no chão.
“Eu ainda não sei. Estou pensando no agora. Não sei o que acontecerá daqui para frente. Vou fazer meu trabalho, e quando voltar, vamos ver como será. Lógico que minha vontade é de continuar no clube, de jogar pela equipe principal”, completa.
Próximos compromissos
Nesta segunda-feira (15), o time presente nos Estados Unidos volta para o Brasil e se reúne com os jogadores e comissão técnica da equipe principal, que venceu o Guarani por 2×0 em um jogo treino na Cidade do Galo, em Belo Horizonte na manhã deste domingo (14). Pelo Campeonato Mineiro, a equipe estréia na próxima quinta-feira (18) contra o Boa Esporte em Varginha, às 19h30.
Além do estadual, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana são os torneios que o Atlético disputará em 2018.
Páginas de Guilherme Xavier nas redes sociais
Instagram: @g.xavier17
Facebook: Guilherme Xavier