Durante essa semana, ela venceu a prova do salto triplo na França
Marcelo Lopes
A atleta de Lagoa da Prata, Núbia Soares, de apenas 22 anos, está sendo destaque em competições internacionais no atletismo.
Durante essa semana, ela venceu a prova do salto triplo do Meeting Meeting Élite de Castres, na França. Núbia obteve uma excelente sequência de seis saltos válidos, acima dos 14 metros, vencendo com 14,41 metros, estes obtidos na segunda tentativa.
Em 17 de julho, outro desempenho positivo. Saltando a distância de 14,69 metros, também em território francês.
Infância e carreira
O PORTAL conversou com Núbia, que atualmente, mora e treina em Guadalajara, uma província de cerca de 83 mil moradores, na Espanha. Segundo a atleta, o esporte faz parte da rotina desde a infância.
“Eu sou atleta desde pequena, comecei com 07 anos, e sempre estive envolvida em projetos sociais. O meu primeiro esporte foi o handebol, por onde pratiquei até os meus 15 anos e quando o time de Lagoa da Prata fechou, acabei indo para o atletismo, pois não tinha muita opção de praticar algum esporte”, relatou.
Neste período de transição, Núbia disse que acreditava que o atletismo se baseava apenas em corridas em longas distâncias e se sentia insegura antes de se ingressar na modalidade
“Entrei, fui conhecendo e vi que ele é composto de diversas provas. Comecei no lançamento de dardo, fui para o salto em distância e depois para o salto triplo. A minha iniciação foi super divertida e prazerosa, de forma lúdica, com brincadeiras, jogos e só entrei para o profissional entre 2014 e 2015 e essa primeira fase foi bem bacana”, contou.
Ao se profissionalizar, Núbia se mudou para São Paulo, por onde trabalhou e treinou por quatro anos. Em 2018, a atleta perdeu um de seus treinadores, o Tidinho, mas superou as dificuldades e então buscou novos horizontes, para objetivos maiores.
“Em São Paulo, treinei com três treinadores e desenvolvi um bom trabalho, porém acreditava que necessitava de algo maior então acabei vindo para cá. Porém, ocorreu uma tragédia esse ano, pois um antigo treinador meu faleceu e acabou que eu tive que vir para cá para buscar melhores condições”, declarou Nubia.
Resultados, conquistas e próximos objetivos
A atleta lagoa pratense esteve diversas vezes no pódio. Núbia foi vice-campeã do Festival Olímpico da Juventude da Austrália, em 2013 campeã do Troféu Brasil de Atletismo e do Grand Prix de Uberlândia, em 2014, campeã pan-americana juvenil, em 2015 e vice-campeã ibero-americana, em 2016.
Em Guadalajara, Núbia está treinando há três meses com o treinador cubano Iván Pedroso, um dos mais reconhecidos na modalidade. Além dos positivos resultados obtidos na Europa, a atleta já quebrou neste duas vezes o recorde brasileiro e é dona do atual número, obtido na França neste mês (14,69m).
Em 2020, ocorrerá a Olimpíada em Tóquio, mas antes de visar a capital japonesa, Núbia busca, primeiramente, outros objetivos e mantém o pé no chão. A atleta também esteve no Rio, em 2016.
“Trabalhamos por etapas. No próximo ano tem o mundial em Doha (Catar), faremos uma preparação bem legal, de agora até o torneio, que será realizado em setembro e ano que vem, terão muitas competições que serão preparatórias para Tóquio. Então focamos bem nestes campeonatos, para chegar forte e assim, em 2020, dar sequência no trabalho”, finalizou.