O Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis/MG, recebeu 43 aeronaves nesta terça-feira. Torcedores decolaram de países como Estados Unidos, México, Suiça, e de outros estados brasileiros, vindo para Divinópolis. O motivo é que o espaço aéreo em Belo Horizonte foi fechado no dia do jogo da seleção na Copa. Data: 08/07/2014

A Associação que atuou diretamente para a retomada do serviço também reconheceu o esforço da prefeitura

A Assinatura do Contrato de Operação e Gestão do Aeroporto de Divinópolis Brigadeiro Cabral, no próximo dia 10/06, coroa de êxito os esforços despendidos em prol da retomada das operações aeroviárias de nossa cidade.

A Acid, juntamente como outras entidades de representatividade de classe, políticas municipais, estaduais e federais, esteve presente durante todo o processo de retomada do desenvolvimento, que oportunizará preconizando o progresso e a economia de Divinópolis.

Foram inúmeras reuniões e audiências, em Divinópolis, Belo Horizonte e Brasília transformando este movimento econômico positivo numa realidade há muito almejada.

O envolvimento do deputado federal, Domingos Sávio, segundo a Acid, foi decisivo. Foi por intermédio da atuação do parlamentar que o Aeroporto recebeu equipamentos que possibilitarão a retomada dos voos no Brigadeiro Cabral.

Domingos Sávio articulou a reunião com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, e o secretário nacional de Aviação Civil (SNAC), Dario Lopes, para pedir a manutenção e a ampliação do Aeroporto Brigadeiro Cabral, sendo atendido seu pleito. Sem dúvida, uma grande contribuição para o setor aéreo e para o desenvolvimento econômico e social do município e região.

“A Acid agradece e destaca o empenho e dedicação do Senhor Prefeito Galileu Machado e do Senhor José Alonso Dias, Secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo de Divinópolis e de toda a equipe da prefeitura que trabalharam em bem comum e, foram, igualmente, decisivos para o sucesso dessa conquista, que não é de um, mas de todos que lutam para que Divinópolis seja uma cidade proficiente e cada vez mais próspera.”, destaca Léo Gabriel, presidente da Acid.

 A solenidade da assinatura do convênio que entregará a administração do aeroporto para a Infraero não apenas marcará esse importante momento, mas abrirá portas para investimentos, inovação e modernidade, girando economia e produtividade, o que todos os divinopolitanos buscam e anseiam, colocando Divinópolis na rota do desenvolvimento.

A gestão

O contrato será de 12 meses podendo ser prorrogado por mais 60 Foto: Divulgação/PMD

A gestão e operação do Brigadeiro Cabral é fruto de contrato firmado entre a Infraero e a Prefeitura de Divinópolis, cujo prazo é de 12 meses, prorrogável por mais 60.  

Com 46 anos de expertise, a Infraero será responsável pela gestão do aeroporto, incluindo os serviços Agentes de Proteção de Aviação Civil (APAC), fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pousos e decolagens, pátio e taxiways durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros. Já à Prefeitura de Divinópolis caberão os serviços de limpeza e conservação, vigilância e manutenção, bem como, os serviços de água, luz e telefonia e demais investimentos necessários. 

O contrato também prevê o atendimento de até três voos semanais, com a participação de cinco empregados, três APACs e dois fiscais de pátio devidamente habilitados, conforme regulação vigente para a execução dos serviços. Além disso, estipula o horário de funcionamento do terminal das 8h às 18h. 

 

 

 

O terminal de passageiros do Brigadeiro Cabral conta com 220 m², já o pátio de aeronaves dispõe de 21 mil m². A pista de pousos e decolagens conta com 1.540 m x 30 m; a taxiway A tem 150 m x 22,5 m, e a taxiway B com 220 m x 22,5 m.