Amanda Quintiliano
A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, da Câmara Municipal irá realizar, amanhã, uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). O encontro previsto para começar às 14h é aberto ao público e busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual (LOA) com as diretrizes, objetivos e metas da administração.
Ela é um dos primeiros passos para a elaboração do orçamento do próximo ano. Ela direciona alguns investimentos, seja na saúde, educação ou infraestrutura. A partir da participação, os cidadãos podem apontar as demandas de cada bairro e sugerir a aplicação de recursos públicos. A LDO objetiva também seguridade social.
A audiência será no plenário da câmara e cumpri a lei que prevê a participação popular na elaboração do projeto. As sugestões dos participantes podem ser acolhidas e integradas à matéria pelos vereadores. Eles têm a prerrogativa de apresentarem emendas propondo mudanças ao texto original.
“É muito importante que a população participe porque as diretrizes estão sendo distribuídas para cada secretaria. Muitas vezes a população não comparece, para saber onde será gasto o dinheiro, onde serão investidos os recursos. Esperamos que desta vez o povo participe e até dê sugestões para a gente pode elaborar emendas”, alerta o presidente da Comissão Fiscalização Financeira e Orçamentária, Edmar Rodrigues.
O vereador ainda lembrou que a data da reunião foi antecipada para dar mais tempo de análise aos vereadores.
“Ela seria dia 06 de junho, mas antecipei para o dia 4, exatamente, para os cidadãos participarem, sugerirem e para os vereadores poderem analisar essas sugestões e quem sabe transformá-las em emenda”, explica.