A renovação de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em processo de análise pelo governo federal, estará no centro de um debate promovido pelo deputado federal Domingos Sávio (PSDB), em Divinópolis, nesta sexta-feira (10/12).

A pedido do parlamentar, a Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara realiza Audiência Pública em Minas Gerais para ampliar o diálogo com lideranças regionais de municípios impactados pela passagem dos trilhos.

O objetivo da reunião é ouvir os prefeitos, vereadores e também lideranças sociais e econômicas, em busca de consensos sobre as futuras garantias de contrato que prevejam investimentos nos centros urbanos.

“A participação de lideranças de todos os municípios afetados pelo percurso da ferrovia é muito importante para conseguirmos propor medidas que visem minimizar os efeitos causados pela malha ferroviária, além de prever investimentos para a segurança de motoristas e pedestres, discutir alternativas para criação de modais e a diversificação do transporte de cargas”, explicou Domingos Sávio.

Presenças

A Audiência Pública será realizada com a participação de representantes do ministro de Infraestrutura e da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Os órgãos são a área técnica do governo federal e responsáveis pela coordenação do processo de renovação da concessão.

Também foram convidados o diretor-presidente da VLI Logística; o governador do Estado de Minas Gerais; o deputado estadual João Leite, presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); o prefeito de Divinópolis; e o presidente da Câmara de Divinópolis.

Serviço

A Audiência Pública da CVT será realizada na Câmara Municipal de Divinópolis, dia 10 de dezembro (sexta-feira), a partir das 10 horas. A Câmara fica na Rua São Paulo, 277, Centro.

Em função das medidas sanitárias vigentes de prevenção à Covid-19, haverá limitação de vagas. Por isso, a presença deverá ser confirmada pelos telefones (31) 3296-7502 ou (37) 3222.2557.

Os participantes poderão fazer uso da palavra e as inscrições serão realizadas durante o evento, dividindo o tempo de participação entre os inscritos.