Junho Violeta em Divinópolis: Celebrando direitos e onscientização
Foto: Divulgação/Assessoria Lohanna

Lohanna busca, com apoio do Bloco Democracia e Luta, encontrar soluções e evitar o despejo

Após receber várias denúncias através da Ouvidoria da Cultura, a deputada estadual Lohanna França (PV), em colaboração com o Bloco Democracia e Luta, solicitou a realização de uma Audiência Pública nesta terça-feira (9/4), para discutir a situação que envolve a Orquestra Filarmônica e a Sala Minas Gerais.

Denúncias

As denúncias apontam para um possível despejo do Instituto Cultural Filarmônica – entidade responsável pela gestão da orquestra e da sala. Conforme denúncias, a entidade recebeu instruções para desocupar o espaço até o dia 31 de julho.

Essa medida ocorre em um contexto em que o instituto afirma não ter sido informado sobre a assinatura do “Acordo de Cooperação Técnica para Gestão Compartilhada da Sala Minas Gerais e Mineiraria”. Acordo este, efetuado entre a Codemig e a Fiemg/Sesi Minas e anunciado pelo Governo de Minas na sexta-feira (5/4).

Audiência Pública e a orquestra filarmônica

“Nós estamos propondo uma Audiência Pública para ouvir os envolvidos, entender a situação e juntos conseguir encontrar uma solução. Pedi apoio ao Bloco Democracia e Luta, que prontamente atendeu meu pedido, dada a importância da Filarmônica para Minas Gerais”, declarou Lohanna.

Preocupação

A deputada, que também é vice-presidente da Comissão de Cultura, expressou preocupação com o futuro do Instituto Cultural Filarmônica. Assim, afirmou que ação visa evitar o despejo.

“Estamos trabalhando muito para que essa “expulsão”, que é uma situação absurda e desrespeitosa, não siga em frente”, disse ela, revelando ainda que notificará o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) sobre a questão.