Sindicatos de Divinópolis irão promover ato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (08), no quarteirão fechado da Rua São Paulo. O movimento tem participação do Sintram, Sinpro, SindUTE, Sindeletro, Sindicato dos Bancários e Sindicato dos Metalúrgicos e terá início às 8h.

Os sindicalistas querem buscar a valorização e fortalecimento da participação da mulher como agente social transformador. O ato será realizado em dois horários: na parte da manhã de 8h às 10h e a tarde a partir das 16h.

Ação irá envolver também cerca de 60 estudantes do ensino médio de escolas públicas. Assuntos como as leis do feminicídio e Maria da Penha estarão na pauta abordando a violência contra a mulher.

O feminismo negro também será colocado em pauta, segundo Catarina (Foto: Amanda Quintiliano)

O feminismo negro também será colocado em pauta, segundo Catarina (Foto: Amanda Quintiliano)

“Será uma aula pública levando todas as questões de gêneros, dos dados impressionantes da violência contra mulher. Mesmo após 10 anos de Lei Maria da Penha […] É preciso que o currículo social esteja em pauta. Nem sempre, apenas uma legislação é suficiente”, afirma uma das organizadoras, Catarina do Vale.

Também será colocada em discussão a reativação do Conselho Municipal da Mulher e também a implantação, em Divinópolis, da União Brasileiras de Mulheres. O feminismo negro também será abordado.

“A mulher negra enfrenta três tipos de preconceitos: sexual, racial e social. No mercado ela enfrenta muito mais dificuldades para conseguir emprego. Isso também deve ser levado para as comemorações do Dia Internacional da Mulher”, conclui Catarina.