No Senai Divinópolis, somente os cursos técnicos noturnos, no modo EAD, retornarão; Apenas as disciplinas teóricas serão ministradas

 

Os cursos técnicos do SENAI-MG voltam com suas aulas a partir desta segunda-feira (17). O retorno será apoiado pelo uso massivo da tecnologia para o desenvolvimento de uma nova forma de ensinar. Para este momento serão ministradas aulas teóricas, utilizando de estratégias inovadoras e diferenciadas, como simuladores, aplicativos e recursos da plataforma Google for Education. Os alunos realizarão as práticas quando as aulas presenciais voltarem.

O gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria, Ricardo Aloysio, reforça que o uso intensivo de tecnologias para o desenvolvimento de ações educacionais do SENAI-MG já estavam previsto no planejamento da entidade para esse ano e que a pandemia apenas reforça e antecipa essa atuação.

“Este modelo já estava desenhado quando nem mesmo imaginávamos a pandemia. Usaríamos essa estratégia para 2021, então o que fizemos assim que a pandemia começou foi antecipar esse processo de adequação para o trabalho”.

Preparação para uma nova forma de ensinar

Todos os instrutores da rede SENAI-MG passaram por uma capacitação on-line com o objetivo de prepará-los para esse novo momento. Inicialmente, eles tiveram a oportunidade de saber mais sobre protocolos para a prevenção e cuidados com à Covid-19, com palestra ministrada pela equipe de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Qualidade de Vida do SESI-MG.

A capacitação abordou trilhas que contemplaram conhecimentos que impactam o processo de aprendizado do aluno, como o desenvolvimento de competências socioemocionais e também assuntos que conectam o aluno a serem protagonista da sua aprendizagem, já que os docentes terão que ter cada vez mais autonomia e disciplina no seu processo de aprendizagem.

“A princípio será um desafio, mas logo vamos nos adaptar. As aulas remotas possibilitam o respeito ao tempo de aprendizagem de cada aluno, no entanto exigem mais comprometimento”, contou a instrutora de Formação Profissional SENAI Lagoinha, Luiza Siqueira Nunes.

Os treinamentos também contaram com ensinos de metodologias ativas e o ensino híbrido, além de atividades específicas sobre as plataformas de aprendizagem: Google for Education, ilustrando a prática do ensino mediado por tecnologia. 

Quer saber mais informações sobre a volta às aulas dos cursos técnicos do SENAI-MG? Confira aqui a live do gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria, Ricardo Aloysio, que esclareceu várias dúvidas de alunos da rede.