Com o advento dos marketplaces de itens usados, cresceu drasticamente a procura pelo termo “carreto pequeno em BH”. Esse aumento tão significativo no volume de buscas para esse termo, revela a expressividade dos negócios fechados na plataforma por parte dos mineiros, além de evidenciar o apreço dos Belo Horizontinos por adquirir produtos usados.

Esse comportamento é reflexo da crise econômica que o país atravessa, sendo utilizado pelos moradores de Belo Horizonte como um subterfúgio para não deixar de adquirir itens fundamentais.

Quais são as características dos pequenos carretos?

Esse tipo de serviço de transporte é utilizado para itens que não cabem em um carro de passeio. Basicamente, o contratante fecha o acordo com o dono do item anunciado. Após isso, ele executa uma pesquisa em mecanismos de buscas para encontrar um prestador de serviço para transportar os itens.

Esses prestadores de serviços de pequenos carretos são conhecidos como “carreteiros”, sendo designados para carregar e descarregar itens como: geladeiras, máquinas de lavar, camas, guarda roupas, entre outros itens menores.

Para auxiliar na concretização do serviço, os carreteiros possuem os chamados “ajudandes”, profissionais responsáveis por carregar e descarregar os itens do caminhão. Esses profissionais são indispensáveis para itens que não podem ser carregados apenas por um profissional.

Sendo uma profissão muito interessante para pessoas que não possuem formação acadêmica, permitindo que consigam trabalho sem precisar de conhecimento técnico ou formação específica na área.

Expectativas para esse mercado.

Apesar das altas e baixas desse mercado no ano anterior, podemos ver o gráfico de tendências do Google Trends em plena ascendência para termos relacionados a serviços de carretos em Belo Horizonte. Essas tendências demonstram que esse comportamento dos consumidores irá permanecer independente do cenário econômico, tendo em vista que é possível encontrar itens em excelentes condições nestes marketplaces.

Dessa forma, será um dos mercados que terão parcela significativa no combate do desemprego na cidade, dando oportunidade para pessoas que estão desempregadas ou buscam por recolocação no mercado de trabalho.
Permitindo que pessoas possam empreender como carreteiros ou terem um trabalho digno como ajudantes.