Corpo do empresário foi velado no Estrela do Oeste; Ele morreu em Belo Horizonte

O corpo do empresário José Alonso Dias foi velado na tarde desta sexta-feira (20/8) no Estrela do Oeste Clube. O ex-prefeito Galileu Machado (MDB) este no velório, assim como o deputado federal Domingos Sávio (PSDB). Outras autoridades e amigos também foram se despedir do empresário.

Ele morreu na manhã desta sexta-feira (20/8) no hospital Felício Roxo onde estava internado há 10 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele tratava de cirrose hepática.

Desde junho do ano passado, José Alonso tem enfrentado problemas de saúde. Em viagem no Espírito Santo precisou ser internado. Este ano, afastou-se da presidência do Estrela do Oeste Clube para cuidar da saúde.

História

Filho de Alonso da Cunha Dias e Castorina de Sousa Dias, nasceu em Divinópolis, em junho de 1944. Foi  um grande incentivador da cultura local, do esporte e da valorização das mulheres.  

Cursou direito, pós-graduado em Direito Público pela Fadom. Ainda menino, ele idealizou o Estrela do Oeste Clube, cuja placa de inauguração datada de 1954.

Transformou o Estrela em referência esportiva em Minas Gerais. Com uma estrutura de piscinas, semiolímpica e para lazer, academia, sala de dança, boate, quadras esportivas, sauna, ginásio poliesportivo, salão nobre para festas e área para lazer. Também modernizou o Centro Campestre, com estrutura para a prática da peteca, tênis, natação, futebol soçaite e salão, sinuca, tênis de mesa e espaço para realização de eventos sociais.

José Alonso deixa esposa Maria Luísa Carvalho Ferreira Dias. Tiveram três filhos Leonardo Ferreira Dias, Clarissa Ferreira Dias e Ana Cristina Ferreira Dias. Os netos Ana Luisa, Matheus e Bernardo Alonso. 

José Alonso Dias ficou conhecido nacionalmente como o Mago das Misses, e Divinópolis como a Fábrica de Misses. Realizou eventos e concursos importantes: Miss Minas Gerais, Miss Divinópolis, Miss Terra Minas Gerais e Miss Terra Brasil. Nomes como Natália Guimarães (Miss Brasil 2007 e vice Miss Universo), Renata Fan (Miss Brasil 1999), Débora Lyra (Miss Brasil 2010), Rayanne Morais (Miss Minas Gerais 2008) e Larissa Ramos (Miss Earth 2009 nas Filipinas) foram revelados por ele.

José Alonso Dias também foi secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de 2017 a 2020 no Governo do prefeito Galileu Machado.

Despedida

O ex-prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, destacou o legado para a cidade.

“Não há como contar a história de Divinópolis sem contar também a história de José Alonso. Elas estão fundidas, um amor verdadeiro e recíproco de um com o outro. A falta que ele fará para nossa cidade é tão grande quanto o legado que ele deixa”, disse.

O ex-deputado federal, Jaime Martins, afirmou que Zé Alonso foi um empresário de Divinópolis.  

“Dono da concessionária Honda veículos, Ford veículos e Honda motos. Foi fundador do Estrela do Oeste Clube e idealizador de eventos importantes como o Miss aqui na cidade. Na última gestão municipal, ocupou o cargo de secretário de desenvolvimento econômico. Vá em paz, José Alonso. Sua passagem por esta vida está registrada na história de Divinópolis”, ressaltou.

Em mensagem numa rede social, a Miss Brasil 1999 e apresentadora do Terceiro Tempo da TV Band, Renata Fan, disse que perdeu o segundo pai.

“Perdi um grande amigo, meu segundo pai. Um ser humano infinito. Quando estava no fim da faculdade de direito disse: pode ter a faculdade que você será uma grande comunicadora da TV. Não acreditei”, relembrou.

Também em mensagem, Débora Moura Lyra, Miss Brasil 2010, afirmou que José Alonso, acreditou no seu sonho.

“O maior anjo da minha vida, meu ex-empresário, amigo e segundo pai. Aquele que acreditou no meu sonho de ser Miss Brasil e o tornou realidade”, disse.

Rayanne Morais, Miss Minas Gerais 2009, também enviou mensagem.

“Me faltam palavras. O meu coração se rasga com sua partida. Graças a ele tudo foi possível”, afirmou.

O atual presidente do Estrela, Wander de Sousa, reconheceu José Alonso como um grande incentivo para o desenvolvimento da cidade.

“Ajudou na construção da cidade com seus eventos, empreendimentos e o incentivo ao esporte. Daqui do Estrela foram revelados vários atletas em todas as modalidades. Divinópolis perdeu uma grande personalidade que gostava da cidade”, ressaltou.

“Respeito e admiração”

O escritório de advocacia Fábio Campos usou termos como “respeito e admiração” para exaltar as qualidades de Zé Alonso, como era conhecido.

“Em anos de trabalho Jurídico prestados a ele, bem como, às empresas do Grupo Liderança, angariou-se extremado respeito e admiração pelo cidadão de bem, de caráter empreendedor cuja capacidade de cognição e liderança foram demonstrados pelos vários projetos desenvolvidos durante sua caminhada”, afirmou.

A nota segue registrando que o escritório de advocacia “sente-se lisonjeado por ter acompanhado de perto a grandiosidade de um homem que nos possibilitou a soma de conhecimentos nas diversas ações de atuação. Reitera-se que seus ensinamentos para a vida serão sempre lembrados e praticados por todos aqueles que participaram de sua existência”.

“Por fim, toda a equipe do escritório Fábio de Oliveira Campos – Consultores e Advogados Associados engendra seus mais profundos pêsames à família enlutada, bem como, a todos os parentes e amigos que participam deste arrevesado momento”, finalizou.

“Estrela guia”

O presidente da Câmara de Divinópolis, vereador Eduardo Print Jr (PSDB), em nome dos vereadores manifestou profundo pesar pelo falecimento de José Alonso e prestou solidariedade aos familiares e amigos.

O presidente do Legislativo destacou a importância do empresário que, segundo ele, foi um dos maiores divulgadores de Divinópolis no Brasil e exterior através da realização de eventos e dos concursos de Misses que atraíam a atenção da grande mídia.

José Alonso também apoiou a realização de diversos carnavais, exposições de artes, atividades esportivas como a natação, vôlei, basquete e futebol de salão.

“O sonho dos meninos descalços, como destacava o empresário se referindo a um grupo de amigos que utilizavam um terreno para jogar futebol onde hoje está construída a sede urbana do Estrela do Oeste, um dos maiores e mais bem estruturados clubes de lazer do interior de Minas Gerais, fica como exemplo de que o sonho se torna real quando há pessoas competentes e dinâmicas como José Alonso a frente de um objetivo”, afirmou e completou:

“José Alonso, que era uma estrela guia aqui na Terra para nós que admirávamos seu trabalho e competência, agora é uma nova e brilhante estrela no céu”, manifestou Print Jr.

O presidente estabeleceu luto oficial de 3 dias e bandeiras a meio-mastro no Legislativo Municipal.

“Amigo”

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB) citou a relação próxima e a contribuição do empresário para o desenvolvimento da cidade.

“Com grande pesar, manifesto a perda do amigo José Alonso Dias. Empresário e empreendedor, Zé Alonso foi muito atuante politicamente, sempre contribuindo para o desenvolvimento de Divinópolis.

Com gratidão e respeito, nos despedimos do pai, esposo, avô e amigo dedicado que foi, sem esquecer as muitas contribuições como homem público.

Nossos sinceros pêsames”.

Luto oficial

A Prefeitura de Divinópolis manifestou seus sentimentos aos familiares e amigos do empresário. Em nota, destacou a trajetória de José Alonso.

“Foi um grande empresário de Divinópolis, reconhecido nacionalmente por levar o nome da cidade para os concursos de misses no Brasil. Também conhecido pela fundação do Estrela do Oeste Clube, em 1954, do qual administrou por mais de 20 anos. 

Marido atencioso para sua esposa Maria Luísa Carvalho Ferreira Dias. E um pai dedicado para seus três filhos Leonardo Ferreira Dias, Clarissa Ferreira Dias e Ana Cristina Ferreira Dias. Além de ser um avô amoroso para os netos Ana Luisa, Matheus e Bernardo Alonso.

Com muita gratidão e respeito, prestamos as nossas condolências e deixamos os mais sinceros pêsames a todos os familiares e amigos”, finalizou.

O prefeito Gleidson Azevedo (PSC) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário.