Há 17 anos, nasceu em São Sebastião do Oeste, no coração do Centro-Oeste de Minas, a história de uma grande marca de alimentos do Brasil: a Avivar. Com mais de uma década e meia de trajetória, a empresa, fruto do empreendedorismo de uma família sebastianense, conquistou o território nacional e já é comercializada do outro lado do planeta.
Para consolidar a empresa como uma marca reconhecida, nacionalmente e internacionalmente, na produção de alimentos, a Avivar apostou na introdução de novos processos produtivos, na diversificação constante do mix de produtos, no domínio do sistema verticalizado da cadeia de produção avícola e na abertura do mercado alimentício externo.
Atualmente, mais de 3 mil colaboradores trabalham diretamente no complexo industrial da Avivar e nas 12 unidades comerciais da empresa, espalhadas pela região sudeste do Brasil. A marca produz uma linha completa de cortes de frango e industrializados, que contabilizam um mix de 130 itens, que são distribuídos para mais de 15 mil clientes nacionais e internacionais.
Desde 2014, a Avivar exporta seus produtos para países da Ásia, África e América Central. Com o objetivo de intensificar a internacionalização da produção, a marca lançou um planejamento de exportação para a expansão dos negócios da empresa em novos mercados mundiais. Para isso, a unidade fabril da Avivar passa por adaptações na sua estrutura e meios de produção.
Para aumentar a presença no mercado alimentício, a Avivar ampliou seu portfólio de produtos, com a chegada de novas categorias de alimentos. Em 2015, cerca de 20 novos itens entraram no catálogo de vendas da empresa. Dessa vez, a aposta foi na abertura do mercado de produtos fast-food, que agregam valor a marca e alavancam as negociações com o mercado de alimentos.
“Estamos começando a escrever uma nova página na nossa história. A Avivar comemora 17 anos de existência e sucesso, tendo ao longo do tempo construído uma marca sólida, competitiva e confiável no mercado nacional e internacional. Outras conquistas virão. O nosso olhar será sempre para o horizonte”, comemora o presidente da Avivar, José Magela Costa.