Amanda Quintiliano

 

Mais uma reunião marcou o processo de negociação para implantação de voos comerciais em Divinópolis. Lideranças locais e o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) se reuniram com representantes da Azul, no Ministério da Aviação, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (11), para cobrar agilidade nas obras de adequações do Aeroporto Brigadeiro Cabral.

 

O investimento faz parte do projeto de aviação regional, lançado em 2012. Só a Azul tem 11 rotas definidas e uma delas seria Campinas/Divinópolis. Mas, a companhia aguarda obra do aeroporto para poder implantar o voo com capacidade para 72 passageiros. Com o encontro de hoje, espera-se uma resposta nos próximos 15 dias para possibilitar que a Azul opere a partir de novembro.

 

Os deputados e o prefeito participaram da reunião ao lado de representantes da Azul (Foto: Divulgação/Assessoria)

Os deputados e o prefeito participaram da reunião ao lado de representantes da Azul (Foto: Divulgação/Assessoria)

 

O plano de desenvolvimento da aviação regional prevê investimentos bilionários. Fala-se em R$ 7,3 milhões na ampliação e na construção de 270 aeroportos em todo o país. Só para Divinópolis, segundo deputado federal, Domingos Sávio (PSDB), seriam cerca de R$ 10 milhões para reforma-lo em padrão de aeroportos de Belo Horizonte.

 

“Nos próximos dias a empresa contratada pelo Ministério deverá apresentar um projeto para adequar o aeroporto, inclusive com uma nova estação de passageiros de mais de dois mil metros quadrados. Como é um projeto muito arrojado, coloca Divinópolis no caminho a ser comparado com BH e com o resto do estado. A cidade passa a ter capacidade de desenvolvimento como Campinas, em São Paulo. Mas, isso é algo que vai demorar”, disse.

 

Inicialmente, espera-se menos. Sávio disse que seria possível implantar os voos com a liberação de uma viatura do Corpo de Bombeiros específica para aeroportos, um sistema de rádio para fazer o controle de tráfego aéreo e um sistema de Raio X para embarque.

 

Engajamento

 

O deputado federal Jaime Martins (PSD) também participou do encontro e foi um dos responsáveis em marca-lo. A

A reunião foi no Ministério da Aviação, em Brasília (Foto: Divulgação/Assessoria)

A reunião foi no Ministério da Aviação, em Brasília (Foto: Divulgação/Assessoria)

reunião seria com o ministro Moreira Franco, mas devido a Copa do Mundo quem os recepcionou foi o chefe de gabinete, responsável pela área operacional, Gustavo Canudo. O parlamentar reafirmou o interesse da companhia e disse que os esforços estão concentrados na implantação dos voos ainda este ano.

 

“Está dentro da relação e a Azul pretende voar ainda este ano. Temos que vencer algumas burocracias. Estávamos na expectativa de querer voar ainda este ano, mas não saímos com a data definitiva. Mas saímos todos engajados com muito esforço. A nossa expectativa é que esse processo deslanche em uma velocidade mais rápida”, comentou.

 

As aeronaves serão no padrão da Airbus 319 da TAM e do Boeing 737 da Gol. Os representantes da empresa, Ronaldo Veras de Guilherme também participaram do encontro ao lado da empresária divinopolitana Lilian Notini. Com as obras, o Brigadeiro Cabral será classificado como Classe C. A proposta do governo é que todos os municípios brasileiros estejam a no máximo 100 km de um aeroporto.