Empresa reafirma interesse em retomar voos em Divinópolis e diz que estuda as condições de infraestrutura do aeroporto

Após ventilar um possível desinteresse da Azul em retomar os voos comerciais em Divinópolis, a empresa voltou a reafirmar que interesse. Ao PORTAL GERAIS, por meio de nota, disse que a “operação ajudará a fomentar e impulsionar o turismo e a economia da região”.

“A Azul informa que possui interesse em retomar suas operações em Divinópolis, pois acredita que a operação ajudará a fomentar e impulsionar o turismo e a economia da região. A empresa segue em tratativa com o município para poder atender, em breve, este importante mercado. Neste momento, a companhia estuda as condições de infraestrutura do aeroporto para atender a operação”, afirmou.

O prefeito Gleidson Azevedo (PSC), como divulgado com exclusividade pelo PORTAL GERAIS, afirmou que “questões políticas” estão dificultando a retomada da Azul. No dia, ele chegou a pedir força ao governado Romeu Zema (Novo).

Na semana anterior, o presidente da Fiemg – regional Centro-Oeste, Eduardo Soares se reuniu com representantes da empresa em Belo Horizonte. Ele disse do interesse da empresa e a convidou a participar de uma reunião em Divinópolis com o setor empresarial.

Ao PORTAL GERAIS, disse que o objetivo é avaliar o “grau de interesse” da Azul em Divinópolis. Segundo, ele, caso ela descarte totalmente, há outras interessadas em operar no aeroporto Brigadeiro Cabral.

Os voos foram suspensos há quatro anos. Na época, motivado por impasses entre a prefeitura de Divinópolis e a empresa gestora. Problemas estruturantes, agora, são as principais barreiras.

Um show da dupla Maiara e Maraisa, previsto para o dia 9 de abril, em Divinópolis foi cancelado por falta de condições do aeroporto. Por não receber voos noturnos, não teria logística aérea.

Adequações

Na semana passada a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico e Turismo (Semdes) com suporte de técnicos da Secretaria Municipal de Fiscalização e Obras Públicas (Semfop), realizará a Concorrência Pública nº 03/2022, tipo menor valor, para contratar empresa para revitalização da sinalização e implantação do sistema de PAPI no Aeroporto Regional Brigadeiro Antônio Cabral.

A obra integra o projeto para reforma e melhoria nas condições de navegação, que ampliarão a segurança aeroportuária, promovido pela Semdes.

A empresa será encarregada de fornecimento e instalação de Papi e sinalização vertical luminosa, adequação do balizamento para deslocamento da cabeceira 17 e reforma e adequação da sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem, das pistas de táxi e dos pátios de aeronaves.

O Papi (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) é o sistema de auxílio visual que fornece informação de orientação para ajudar o piloto a adquirir e manter a aproximação correta (em plano vertical) para o aeroporto.