Um dos assuntos debatidos durante a reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) foi a situação de regularização de alguns eventos e bares em Divinópolis. Na mira dos órgãos de segurança pública estão o Bar ID, La República e o Festival Cultural “No Mercado”. 

Todos estão sendo vistoriados e até o momento alguns não apresentaram as regularizações e projetos ao Corpo de Bombeiros, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros. Cada um dos três tem pendências diferentes e estão sendo acompanhados pelos Bombeiros.

No caso do festival, o evento foi adiado. Entretanto, os motivos não estariam relacionados a atrasos de documentos.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Espíndola o evento ganhou proporção acima do esperado e por ser na mesma data da Festa da Cerveja a organização teve receio de não conseguir oferecer a segurança adequada já que a cidade recebe turistas. Para a realização do festival neste sábado (24) seria necessário, por exemplo, projeto do Corpo de Bombeiros, o que antes seria dispensável devido ao formato pensado que era de “baixo risco”.

O organizador do evento, Pedro disse que o adiamento foi definido em reunião conjunta com a Prefeitura Municipal e Polícia Militar (PM).

“O fato dele ocorrer no mesmo final de semana da Festa da Cerveja, a cidade não conseguiu oferecer a proteção adequada para as pessoas presentes na data”.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, em regra geral, em eventos de grande porte é necessário, por exemplo, repassar dados referentes a autorização dos Bombeiros, Polícia Militar (PM) e até mesmo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans). O prazo para analisar o pedido de alvará é de aproximadamente 15 dias.

Com o adiamento, o festival será realizado no dia 15 de outubro.

Segurança

A segurança era um das preocupações dos moradores da região da Praça do Mercado. Eles temiam a falta de policiamento e também questionaram questões como a limpeza pós evento. Estes receios também foram levados para a reunião da Acasp desta quarta-feira (21).

Caso a regularização dos documentos não seja realizada os estabelecimentos podem ser fechados e o evento poderá ser suspenso ou adiado outra vez.

Outro lado

Em contato com o PORTAL, o proprietário da La República, Igor Moreno informou que o Ministério Público deu um prazo para legalizarem o estabelecimento e ele está sendo cumprido de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado.

O gerente administrativo do Bar ID, Mardson Nakano, também em contato com o PORTAL, contou que todos os documentos já foram aprovados pelos órgãos competentes e o projeto já está aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Falta apenas a vistoria que está agendada para a próxima semana para a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

 

Matéria atualizada às 13h11 desta quinta-feira (22) para acrescentar a posição do gerente administrativo do Bar ID.