Com parte da elaboração do diagnóstico do Rio Itapecerica em mãos, o vice-prefeito Rodrigo Resende (PDT) e o deputado federal Jaime Martins (PSD) foram à Belo Horizonte, levar à nova presidente da Copasa, Sinara Meirelles a proposta de construção de uma nova barragem na divisa entre Divinópolis e São Sebastião do Oeste. A ideia é prevenir o município de enchentes e secas.
“Essas barragens visam conter o excesso de água que vem no período chuvoso o que servirá de reservatório para a Copasa e poderá segurar a perenização do rio durante todo o ano uma vez que já está em andamento o processo de desassoreamento”, explica Jaime Martins.
Para convencer os diretores a, pelo menos, realizarem estudos de viabilidade, o vice-prefeito levou parte do diagnóstico do projeto de recuperação do Rio Itapecerica. O trabalho elaborado pela Dam Projeto de Engenharia Ltda. prevê a contenção de encostas e desassoreamento da calha do rio. A empresa tem até o fim deste ano para entregar todo o projeto concluído.
“A recuperação dessa barragem é extremamente importante para conseguir dominar a vazão do rio Itapecerica, assim, no período das águas podemos reter água para não termos enchentes e na seca teremos um montante de água atrás de Divinópolis para manter um volume razoável no rio”, explica o vice.
O diretor de operação da Copasa no Centro-Oeste, Fred Ferramenta disse que estudos para a elaboração de projetos poderão ser pensados para perenizar o Rio Itapecerica.
“Iremos realizar estudo nas demais áreas da Copasa para fazer o projeto”, afirmou.
Tratamento
Essa não foi a única demanda levada aos diretores da Copasa. O tratamento do esgoto também esteve na pauta da reunião. Jaime Martins cobrou agilidade na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Pelo contrato, a previsão é de ela começar a funcionar até dezembro do próximo ano.
O diretor da Copasa disse que buscará, “dentro das possibilidades legais”, agilizar o processo.