Amanda Quintiliano
A lua de mel entre o prefeito, Galileu Machado (PMDB) e os vereadores de Divinópolis parece ter chegado ao fim quatro meses após o início do governo. A insatisfação paira até mesmo entre os parlamentares da base. O clima hostil entre eles já se arrasta desde o primeiro dia do ano. Mas, agora, Dr. Delano (PMDB) resolveu desabafar e mandar recadinhos em forma de “ameaça”.
A reclamação é de que uma barreira foi construída entre o Executivo e Legislativo. A dificuldade está até mesmo em marcar reuniões com os secretários. Os presidentes de comissões, como é o caso de Delano, estão levando “chá de cadeira” para serem recebidos. O peemedebista é presidente da Comissão de Saúde, uma das mais demandas pela população.
“Primeiro recebe um banho de cadeira para ver se cansa. Depois é recebido por algum secretário. Mas, para trabalhar precisa de ter cobre e para ter cobre precisa passar aqui [Câmara]”, enfatizou
Ofícios simples, segundo o vereador, não chegam nem mesmo a serem respondidos pelo secretário de Saúde, Rogério Barbiere.
“Estou com um ofício aqui para o secretário de saúde, adivinha quem respondeu? Pergunta se foi ele. Claro que não foi ele, porque ele tem muito serviço. Mas ele vai ter que responder, porque ele vai precisar de dinheiro e vai precisar passar por essa comissão”, desabafou.
Delano não se acanhou em ameaçar o governo. Disse que já há projetos a serem encaminhados à câmara para a liberação de recursos. O parlamentar disse que se não for recebido e respondido a contento, irá garantir que a matéria não seja aprovada.
“Prometo que não passa enquanto o senhor não abaixar o facho. Se passar eu entrego o cargo no outro dia para quem o senhor quiser dar a presidência”, ameaçou.
“Vocês não estão falando com alguém retardado, desinformado da saúde. Vocês estão falando com um enfermeiro, como um médico”, completou.
O peemedebista engrossou o tom. Disse não estar falando como “oposição”, mas deixou o recado.
“Ainda não falei como oposição. Falei como Delano. Mas aguardem as cenas dos próximos capítulos”, concluiu.
Prefeitura
Em nota a Assessoria de Comunicação da Prefeitura disse que “o prefeito atende todos os vereadores em seu gabinete normalmente mediante agendamento. Em casos urgentes, o prefeito interrompe sua agenda para receber os parlamentares”.