Será instalada perto da Faculdade Pitágoras, em Divinópolis, a Base Comunitária Móvel (BCM). A BCM foi equipada com uma viatura do tipo van; com quatro motos patrulha; quatro ciclos patrulhas e uma viatura básica. A medida é para tentar minimizar os casos de roubos registrados, principalmente, durante os horários de aula.

O aumento da criminalidade da região foi motivo de manifestação entre alunos no mês passado. Após a mobilização foi realizado o Fórum de Segurança Pública e várias pautas foram levantadas. A principal cobrança foi a intensificação do policiamento na região.

Além do suporte da BCM, a faculdade deverá iniciar um trabalho de mobilização também entre os funcionários e alunos focando na prevenção.

“Sabemos que segurança pública é um direito e um dever de todos, como afirma a Constituição. Neste mês de julho vamos alinhar uma grande frente acadêmica, que envolverá coordenadores, professores e alunos, para que ações efetivas de prevenção sejam implementadas de forma sistemática pela instituição, com o apoio da PM. A prevenção continua sendo o melhor caminho para se evitar a criminalidade”, completou o diretor.

Após a realização o Fórum também houve a implantação da Patrulha Preventiva nos bairros que compõem o eixo Manoel Valinhos, Danilo Passos e Vila Romana. Outros pontos definidos foram: a renovação das reuniões da Rede de Vizinhos Protegidos; a elaboração de cartilha de segurança voltado para as pessoas residentes e alunos a ser impressa e entregue no retorno às aulas em agosto; a realização de palestras sobre auto proteção; e a criação de uma Rede de Alunos Protegidos.