Não é raro me perguntarem em nosso pub o que realmente um beer sommelier faz, para o que ele realmente se capacita no curso e como é a especialização. Bem, vou contar para vocês um pouco de como é este maravilhoso curso que vejo como obrigatório para quem está inserido ou quer se inserir com profissionalismo neste maravilhoso mundo das cervejas especiais.
Estou ainda em formação, mas sempre digo que esta área é mais que uma profissão, é um estilo de vida. É necessário estudo diário porque, assim como o vinho, a cerveja também tem um profissional apto para sugerir harmonizações e elaborar cartas; e com o mercado brasileiro de cervejas especiais em expansão, o crescimento no número de micro cervejarias e a invasão de cervejas importadas, o mercado está aberto para profissionais especializados no mundo das cervejas. Para que este segmento cresça de forma ordenada e sustentada, é essencial que tenhamos bons profissionais no mercado para ajudar a nos introduzir a um mercado gigantesco de consumidores neste novo universo, repleto de boas sensações e experiências para oferecer.
Nesta especialização você estuda:
• Cultura cervejeira: história, escolas cervejeiras, matérias-primas, processos de produção, estilos;
• Cerveja e gastronomia: aplicações na gastronomia;
• Perfil sensorial das cervejas: degustação, harmonização e usos na gastronomia e na coquetelaria;
• Aplicabilidade da análise sensorial na gestão e serviço do produto;
• Impulsionadores de venda: carta de cerveja, brigada e visibilidade do produto;
• O uso do vocabulário apropriado na descrição da cerveja;
• Ética na veiculação da informação;
• Higiene e segurança alimentar;
• Consumo consciente e responsável;
• Estudo sobre o mercado mundial de cervejas, com foco no Brasil.
E há vários locais onde se pode aplicar este conhecimento, por exemplo, na cervejaria, degustar a bebida é só uma parte do trabalho, lá o profissional elabora e faz análises sensoriais das receitas junto com o mestre cervejeiro e testa os lotes para conferir a qualidade da bebida. Além do setor técnico, quem atua na área comercial pode treinar as equipes de vendas, sugerindo as melhores opções de cerveja para bares, restaurantes.
Em uma importadora, é o sommelier que escolhe quais rótulos de cervejas internacionais trazer para o Brasil, além de capacitar equipes de venda.
Já na distribuidora, este profissional em cerveja escolhe as opções mais interessantes para os seus clientes, que podem ser bares, restaurantes, supermercados etc.
E no meu caso que tenho um bar, a capacitação é voltada para a instrução de clientes, treinamento de equipe, controlar o estoque de garrafas, escolher as bebidas de acordo com o perfil do estabelecimento, cuidar do armazenamento das bebidas para manter a qualidade e temperatura correta, apresentar a carta de cervejas aos clientes e indicar qual é a melhor cerveja e o copo ideal para harmonizar a bebida com o prato que eles escolheram.
Nem sempre um restaurante pode ter um sommelier exclusivo e por isto a consultoria deste profissional tem sido cada vez mais solicitada. Nesse caso, a pessoa fica responsável por entender o gosto do cliente, elaborar a carta de cervejas, negociar com os distribuidores e até treinar a equipe.