Amanda Quintiliano

 

Serão aceitos todos os gêneros de obras, infantil, romance, etc (Foto: Divulgação)

Serão aceitos todos os gêneros de obras, infantil, romance, etc (Foto: Divulgação)

Já dizia o ditado “se a montanha não vai até Maomé, Maomé vai até a montanha”. Na reta desta frase um movimento surgiu em Itapecerica para levar até os bairros mais distantes e à comunidade rural, boas histórias contadas em livros. O Projeto “Biblioteca Itinerante” ainda está nascendo e para conseguir deixar o papel precisa da ajuda da comunidade.

 

Liderado pelo MovCidade de Itapecerica e organizado pelo jovem Jeann Carllos Teixeira, o grupo está recolhendo livros para repassar as crianças, adultos e idosos. A proposta é compartilhar conhecimento, disseminar informações e contribuir para uma sociedade menos alienada. Os jovens querem levar arte, literatura a todas as camadas da sociedade.

 

“A biblioteca irá funcionar, atendendo os bairros e toda região da zona rural além de escolas, creche, asilo, visitando as regiões mais carentes (periferia) assim como as centrais, levando arte, literatura, informação e conhecimento aos cidadãos de forma interativa e descontraída”, explica Jeann.

 

A ideia surgiu por meio de conversas entre amigos, juntos aos membros de sociedades filantrópicas da região.

 

“Conseguimos enxergar, além da necessidade de algo que desperte a atenção e o senso críticos de muitos, a necessidade de trazer algo gostoso e inovador, que abrirá oportunidades e cooperará com o desenvolvimento cultural e intelectual de nossos cidadãos”, comentou.

 

Livros

 

As doações também podem ser feitas na sede do Portal Centro-Oeste (Foto: Amanda Quintiliano)

As doações também podem ser feitas na sede do Portal Centro-Oeste (Foto: Amanda Quintiliano)

 

Por enquanto os livros serão apenas emprestados, ou seja, todos aqueles que receberem terão a responsabilidade de ler e devolver. Mas, a ideia é estender ainda mais o projeto com o apoio de voluntários. Além de colaborar com a doação eles serão contadores de histórias.

 

“Teremos espécies de campanhas com doações de livros também, mas inicialmente o projeto se baseia no empréstimo dos livros e a leitura objetiva junto a contadores de histórias e monitores no próprio encontro”, esclarece.

 

Voluntários

 

Qualquer pessoa que tiver o interesse pode ser voluntária.

 

“Até mesmo porque precisamos de voluntariado em todas as áreas do projeto, desde a captação de livros até a leitura para uma criança ou idoso”, completa.

 

Quem tiver interesse de doar livros ou se tornar um voluntário pode entrar em contato com Jeann pelo perfil dele no Facebook (clique aqui) ou pelos telefones (37) 8818-5409 (oi), 91724520 (Tim), 9929-4632 (Vivo). Os voluntários também podem procurar o MovCidade de Divinópolis, parceiro da iniciativa.

 

Outro ponto de recebimento de doações de livros é o Portal Centro-Oeste. Para entregar basta deixar na sede que fica na Rua Primeiro de Junho, 318, sala 801, em Divinópolis. A biblioteca itinerante será em Itapecerica, mas qualquer cidadão pode ajudar.