Dom José Carlos disse que também pedirá a ajuda de empresários (Foto: Amanda Quintiliano)

O bispo Dom José Carlos lançou, nesta terça-feira (19), a campanha #acreditenosim. A ação visa arrecadar fundos para reformar e ampliar o Seminário São José, em Belo Horizonte, que atende 28 seminaristas da Diocese de Divinópolis e dois formadores.  São jovens de 53 paróquias distribuídas em 25 municípios do Centro-Oeste.

O Seminário funciona no mesmo prédio há 30 anos. Neste período pequenas adequações foram feitas, mas nenhuma marcante. Com as obras uma nova ala será construída ampliado a capacidade para abrigar 45 pessoas. Apesar de 30 pessoas dividirem quartos, o prédio comporta confortavelmente 25, segundo Dom José Carlos.

“Com essa ampliação poderemos criar parcerias com outras Dioceses, como também receber nossos sacerdotes que vão estudar ou que irão a uma consulta médica”, acrescenta.

Ações

Dom José Carlos disse que também pedirá a ajuda de empresários (Foto: Amanda Quintiliano)

Dom José Carlos disse que também pedirá a ajuda de empresários (Foto: Amanda Quintiliano)

As ações começam em agosto. Nos dias 6 e 7 será realizada uma mobilização nas igrejas. Envelopes deverão ser entregues aos fiéis para colocarem a doação. Não há um montante estipulado, mas a ideia é ajudar com o “valor de um saco de cimento”, cerca de R$ 18. Outra forma de colaborar é por meio de depósito bancário pela agência 4030 (Sicoob Divicred) Conta Corrente 14901-2.

“Depois virão outras formas de doação como carnê, compra de camisetas, chaveiros”, explica Dom José Carlos, acrescentando que também irá recorrer aos empresários.

As obras devem começar ainda este mês. A construtora responsável espera apenas a liberação dos documentos. A previsão é de a reforma ser concluída em 12 meses.

Seminário São José

A formação dos seminaristas dura 10 anos. Por algum tempo houve o curso de filosofia em Divinópolis. Entretanto, o custo era muito alto e as aulas foram transferidas integralmente para Belo Horizonte. Lá, o custeio dos cursos fica por conta da Província, aliviando a Diocese e eles são oferecidos pela PUC Minas.