Bloco sai às ruas de Divinópolis neste sábado (03)

Marcelo Lopes

Imagine uma ideia que você sempre sonhou em colocar em prática. Quando isso acontece de fato, você chama seus amigos e então, esses também chamam outros parceiros para tornar dessa iniciativa uma realidade. Foi dessa forma que nasceu o bloco Haja Amor, em Divinópolis. Ele espera arrastar 7 mil foliões no pré-carnaval de Divinópolis, neste sábado (03).

Carol Valério é amante do carnaval e está presente nos blocos que desfilam pelas ruas de Belo Horizonte. A atmosfera com quem faz a festa na capital gera uma grande amizade entre os integrantes.

“Eu toco em quatro blocos, pois lá tem essa proposta da população poder tocar. Os blocos se encontram nas esquinas e tocam juntos”, diz Carol.

Por mais de um ano, Carol sempre quis botar a ideia de um bloco em Divinópolis com a mesma proposta. E esse clima de amizade em BH proporcionou a ela grandes parcerias. Laços que fizeram do Haja Amor algo ainda maior.

“A nossa amizade é tão intensa, que eu vou usar o mesmo trio (veículo) dos blocos de BH. Eu estou há muitos anos nos blocos daqui. E quando você entra, você veste a camisa e aí você apaixona”, diz.

Bloco Haja Amor

Com o Haja Amor fundado em 2017, chegou a hora de esquentar os tamborins. Assim, se iniciou uma sequência de ensaios. Atividades essas que realmente deram alma ao bloco.

“Eu chamei os meus melhores amigos e meus parentes. Esses amigos chamaram os seus amigos e aí fomos crescendo dentro de um laço de amizade. Tem gente que eu não conheço, mas sei que é amigo de alguém que está lá. Já foram realizados dezessete ensaios”, explica.

Nesse clima de união, os integrantes não tinham conhecimento de como tocar um instrumento. Então um dos maiores nomes do carnaval belorizontino deu uma mãozinha para o som do Haja Amor entrar no seu compasso.

“Convidamos o Di Souza, do Então Brilha, um dos maiores blocos de BH, e estamos desde então ensinando as pessoas que querem tocar no Haja Amor. Todos os integrantes do grupo não sabiam tocar, e então fomos ensinando.”

No batuque dos tambores, a união foi se tornando cada vez mais harmoniosa. Ao mesmo tempo que há uma banda de músicos profissionais em cima do trio, na rua os demais seguem no ritmo da folia.

“Na bateria temos 142 integrantes. Temos a ala de dança que também é de suma importância e deixa tudo mais bonito. Abrimos 30 vagas e iniciamos em um dia e fechamos no outro. Apareceram 40 e foi da mesma forma: amigos chamando amigos.”

Botando o Bloco na Rua

Com os instrumentos já afinados, chega a hora de botar o bloco nas ruas de Divinópolis neste sábado (03). Carol acredita que seguindo as estimativas de outros blocos na cidade, muita gente irá cair na folia.

“Como já existe um movimento de blocos na cidade, eu acredito que aproximadamente sete mil pessoas vão se juntar ao Haja Amor. Pensando que já houve antes com os outros, acredito que essa é uma boa estimativa”, completa.

A festa não para por aí. No dia 09 de fevereiro, o Haja Amor irá se juntar com outros dois blocos no Parque de Exposições: o Sargento Pimenta, que vem diretamente do Rio de Janeiro e embala os sucessos dos Beatles em ritmo de samba e o Baianas Ozadas, que faz parte do carnaval de Belo Horizonte. Para Carol, é uma nova forma de inspirar mais pessoas a resgatarem o espírito do carnaval de rua em Divinópolis.

“Estamos achando fantástico, porque na verdade, a minha intenção com o Haja Amor é que outras pessoas também criem seus blocos. A minha expectativa é que Divinópolis aprenda a ter novos blocos e fazer disso um novo ponto de turismo para a cidade. Tocar no dia 09 com estes blocos foi o que a gente sempre quis. Estamos muito felizes”, relata Carol.

2019

Após as festas deste ano, a intenção será nunca deixar a música parar de tocar. Para 2019, os planos do bloco são ainda maiores, segundo Carol. Uma união ainda maior.

“Estamos propondo abrir mais cem vagas e da mesma maneira, de amigos chamarem mais amigos para continuarmos nessa sintonia gostosa que a gente tem. E aí também manter os ensaios, pelo menos ensaiando uma vez por mês, porque ficamos tão amigos um do outro, que não queremos perder a oportunidade de tocar e estarmos juntos.”

Assim, o Haja Amor pede passagem, abrindo as alas para um carnaval cheio de alegria passear pelas ruas divinopolitanas.

 


Confira como será a programação do Haja Amor no próximo sábado (03).

14 horas: Concentração na Praça Jovelino Rabelo (em frente à Câmara Municipal) com o bloco infantil Haja Amorzinho;

15h20: Show com a Banda Tekillas;

16h: Aquecimento;

18h: Saída do Trio, subindo a Rua São Paulo;

Trio virará à direita na Av 21 de Abril, e a seguirá até o seu final, onde dará um “balão” e retornará ao ponto de início;

21h: Encerramento.