Primeiro dia de festa arrastou milhares de foliões pelas ruas da cidade
Marcelo Lopes
O grande dia chegou. Contrariando todas as chances de chuva para o fim de semana, o céu em Divinópolis se abriu e de forma ensolarada, também quis participar do pré-carnaval. Bloco do Cléo e Haja Amor foram os responsáveis por embalar o ritmo do Carnaval na Terra do Divino durante este sábado (03).
Bloco do Cléo
O Centro da cidade estava tomado de pessoas a cada hora que se passava. O mar de gente começou a se formar a partir da manhã, onde o Bloco do Cléo, em sua terceira edição, iniciava a sua concentração na Praça do Mercado.
Na região, já se podia ver um grande número de crianças acompanhadas de seus pais, afinal, opções não faltavam para a criançada cair na folia. A dupla de palhaços Pimpão e Fumaça também marcaram presença para animar todos os presentes, fazendo do Carnaval uma tradição ainda mais divertida. Outros blocos como o Bloco du Zoto e Vigílio Mais Nois também acompanharam a jornada.
Durante a tarde, teve show de aquecimento com Ricardo Mesquita. Em seguida, o bloco fez o seu trajeto com a Charanga do Cléo, com uma bateria composta por aproximadamente 80 integrantes, levando os foliões para a Avenida Antônio Olímpio de Morais e retornando à Praça do Mercado, embalado pelos hits da festa comandados pela banda CachaSamba. Às 19 horas, quem ficou responsável por embalar os foliões no pré-carnaval foi o Uirapirô.
Haja Amor
O Haja Amor participou pela primeira vez do Carnaval em Divinópolis. Estreando com estilo, o bloco utilizou um trio que também está presente nas festas da capital mineira, Belo Horizonte. Em seus componentes, estão aproximadamente 170 integrantes, envolvendo bateria e ala de dança, formados por pessoas que se dedicaram inteiramente nos últimos 17 ensaios feitos pelo bloco desde setembro.
A psicóloga Ana Paula de Morais, uma dos integrantes do Haja Amor, diz que é o melhor carnaval que a cidade já viu. Segundo ela, a união do grupo é o motivo de química entre os participantes. “Amor à primeira vista. Hoje somos uma família, por isso damos tão certo. É isso que pregamos o tempo todo: a amizade”, diz.
A concentração se iniciou durante a tarde com o Haja Amorzinho, onde as crianças também puderam levar os seus instrumentos e entrar no ritmo da folia.
Após o aquecimento e o show com a Banda Tekillas, foi a vez do bloco fazer o seu trajeto, subindo a Rua São Paulo e seguindo a Rua 21 de Abril e assim retornar ao ponto de origem, também ao som de muita música.
Tradição
Falando em tradição, estava no ar a mais importante delas: fazer o Carnaval de Rua ainda maior no município. João Paulo, membro da bateria do Bloco do Cléo, ressalta a importância do resgate carnavalesco.
“O intuito é de todo mundo ficar feliz”, explica.
“Sou um componente que participou dos desfiles de antigamente. Foi uma iniciativa muito boa de resgatar o Carnaval. Estamos no Pré e futuramente estaremos realizando um Carnaval de fato, onde todo mundo abraçou esta brincadeira e todos estão na rua brincando e se divertindo. Só paz e alegria”, completa.
Se isso era importante para quem participava do ritmo do bloco, para quem mora na cidade é ainda mais especial. Vitor Cardoso, auxiliar de escritório, participou pela segunda vez na cidade e acredita que a festa é algo para ser celebrado com harmonia.
“É uma festa importante para nós, portanto, vamos aproveitar e curtir com paz e alegria”.
Pessoas de fora da cidade também vieram prestigiar a festa. O jornalista Marcelo Henrique, de São Gonçalo do Pará estava em Divinópolis com sua noiva, Liliane Gonçalves, e aproveitou a ocasião.
“Eu acho essencial essa volta do Carnaval. Pois é algo bacana, alegre, para toda a família”, diz.
Liliane, que é divinopitana, também aprova a festa na cidade.
“Divinópolis pelo seu porte estava precisando de um momento assim, então a gente tem que agradecer aos organizadores por resgatarem a tradição do Carnaval de Rua, pois está sendo algo muito legal”, completa.
A folia não para por aí. Neste domingo (04), será a vez do Bloco Levada Louca fazer a festa na cidade. O início será às 15 horas e com concentração na Rua Pitangui.
Milhares de pessoas compareceram aos desfiles do Bloco Haja Amor e Bloco do Cléo – Fotos: Marcelo Lopes