Uma das atrações é o bloco Haja Amor (Foto: Felipe Bock/setimoimagens.com)

Marcelo Lopes

Com o mês de fevereiro se aproximando, os amantes do Carnaval não falam em outro assunto e não escondem a ansiedade para as festas. Mas enquanto o dia 13 não chega, os blocos de rua fazem questão de levar a folia semanas antes do feriado cultural.

Em Divinópolis, quem gosta de cair na folia sentia falta de algum programa relacionado ao Carnaval, pois não haviam opções no município. Nos últimos anos, novos blocos como Bloco do Cléo, Haja Amor, Bloco dos Zoto, Levada Louca e Virgílio Mais Nóis, foram criados para resgatar a tradição carnavalesca na cidade e trazer os foliões de todas as idades de volta às ruas.

Bloco do Cléo

Criado em 2015, o Bloco do Cléo surgiu de uma brincadeira entre amigos pelo WhatsApp, como conta o organizador Cléo Mesquita.

“Todo mundo brincava, falava que não ia aparecer ninguém, pois havia quinze anos que não tinha Carnaval na cidade. Lançamos em 2016, colocamos um bloquinho na rua e falei “ah, vamos soltar, quem quiser ir atrás, vai’” Esperava quinhentas pessoas e fomos surpreendidos por mais de oito mil”, explica.

Sobre o surgimento de mais blocos na cidade, Cléo se diz muito feliz com o resgate cultural.

“Estamos muito felizes com este movimento carnavalesco que está se formando em Divinópolis. Começamos com o bloco de maneira despretensiosa. Em 2017, ainda sozinhos na rua, levamos 25 mil pessoas. Agora nesta edição esperamos um público de 30 mil”, completa.

Fortalecimento

Estreando nas ruas, o Bloco dos Zoto tem composto por seus componentes na organização amantes pela música, como explica o publicitário Xandão Roque.

“O dono da agência onde eu trabalho tem uma roda de samba, eu toco no Barteria, e aí um dia nós resolvemos montar um bloco dentro do local de trabalho e daí surgiu a ideia”.

“A ideia do bloco é exatamente essa, de fortalecer a cultura carnavalesca em Divinópolis. Para nós, é motivo de alegria”, explica Xandão.

Sobre o nome, o organizador exalta as raízes mineiras e a mistura de culturas.

“A gente resolveu colocar “Dos Zoto”, porque ele não é de ninguém, não é meu, não é seu, é “Dos Zoto”. E de uma maneira mais popular, de como o mineiro fala, pois o que vamos trazer é um pouquinho da folia de Salvador para cá e misturar com o sertanejo, que é uma característica de Minas. Por isso o nome”.

Novo blocos

“Eu sempre gostei de cantar e faço algumas apresentações em voz e violão em bares, eventos particulares, etc, mas sempre gostei mais de Axé e sempre quis cantar num trio elétrico”

Vindo também de uma paixão de músico, outro bloco a estrear neste pré-carnaval é o Levada Louca. Vinícius Melo, idealizador, organizador e cantor do projeto, conta que há muito tempo gostaria de levar a folia para as ruas de Divinópolis. Com o surgimento de outros blocos, o incentivo foi ainda maior.

“Quando surgiu o Bloco do Cleo, me veio a ideia de fazer um bloco de axé, mas por causa do trabalho e da faculdade fui adiando. Foi quando, no final do último ano, foram surgindo outros blocos na cidade, como Haja Amor e o Bloco Du Zoto e aí eu vi que seria possível organizar um bloco do jeito que eu queria”

Vinícius também conta que antes de botar o projeto em prática, também contou com a ajuda de um amigo e de outros colegas de profissão.

“Eu e um amigo meu, Thalis Diniz, fomos conversar com alguns vereadores, alguns músicos que eu conhecia, pra ver se daria certo, e por último fomos na Prefeitura. Nosso bloco foi incluído na programação na primeira semana de janeiro, então está sendo tudo bem corrido”, completa.

Resgate

A responsabilidade de uma primeira edição e a felicidade de colaborar com a cultura carnavalesca também fazem parte do sentimento da organizadora do bloco, Haja Amor, Carol Valério.

Amante do carnaval de rua, ela já é presença confirmada no carnaval de Belo Horizonte. Sempre participando dos blocos, ela resolveu, com a ajuda de amigos, lançar um em Divinópolis.

“Resolvemos trazer para cá o mesmo perfil de Belo Horizonte. O bloco não é meu, é de todos os integrantes. Abrimos uma fase para cadastramentos e temos 170 pessoas”, contou.

A organizadora diz que o público poderá esperar muita música de qualidade, passando pelo axé, marchinhas e até rock.

“Quem nos ensaiou foi o dono do maior bloco de BH, Então Brilha, Di Souza. A gente quer fazer para o povo”, concluiu.

Confira logo abaixo as programações já confirmadas dos blocos de rua para o pré carnaval em Divinópolis:

Bloco do Cléo – 03/02/2018 – Concentração no Mercado Central

10h às 13:00 Bloquinho do Cléo (infantil)
15h Desfile Charanga do Cléo
15h30 Show com CachaSamba na praça do Mercado
18h Retorno da Charanga na praça do Mercado
19h Show com Uirapirô
20h Encerramento oficial

Bloco Haja Amor – 03/02/2018 – Concentração no Quarteirão Fechado da Rua São Paulo (em frente a câmara municipal)

14h Concentração

18h Desfile

Bloco dos Zoto – 04/02/2018 – Concentração no final da Rua Pitangui (Entorno no Mercado Central)

10h – Concentração com DJ Edu Dias

12h – Show com Pedro Lukas

14:15h – Show com Josy Brasil

Bloco Levada Louca – 04/02/2018 – Concentração no início da Rua Pitangui

Início às 15 horas

Até o fechamento desta matéria o PORTAL não conseguiu contato com organizadores do bloco Virgílio Mais Nóis.