70% do esgoto da cidade já é tratado (Foto: Divulgação/PMBD)

70% do esgoto da cidade já é tratado (Foto: Divulgação/PMBD)

Bom Despacho terá 100% do esgoto doméstico tratado até julho deste ano. A cidade já tem 70% da meta atingida e dá passos largos para se tornar um dos primeiros municípios do Brasil a conquistar o feito. “Os benefícios para a população são incalculáveis. Mais saúde, mais qualidade de vida, meio ambiente preservado para as próximas gerações”, afirma o prefeito Fernando Cabral.

 

Duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) funcionarão na cidade. Em março deste ano foi inaugurada a 1ª, da bacia do Matadouro, com capacidade para tratar 70% dos resíduos líquidos das residências. A inauguração da próxima estação, no bairro Jaraguá, será em julho e comportará outros 30% dos dejetos. Com isso todo o esgoto despejado no Picão, afluente do rio São Francisco, será tratado.

 

Investimento

 

O Governo Federal anunciou investimentos na ordem de R$19 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a implantação do sistema de tratamento de esgoto na cidade. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com isso será feita a conclusão da estação que tratara os dejetos jogados nos córregos Chácara, Areias e Matadouro.