Brasil negocia compra de 25 mil doses da vacina contra Mpox
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O anúncio, feito nesta quinta-feira (15), segue a declaração da doença como emergência internacional pela OMS.

O Ministério da Saúde está em negociações para adquirir 25 mil doses da vacina contra a Mpox com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15/08), após a doença ser declarada emergência em saúde pública internacional pela OMS.

Solicitação de nova renovação

Em 2023, a Anvisa autorizou o uso emergencial da vacina Jynneos, que teve sua autorização renovada em fevereiro e está prestes a vencer novamente. O ministério já solicitou uma nova renovação. O imunizante é destinado a adultos a partir dos 18 anos e tem validade de até 60 meses quando armazenado entre -60°C e -40°C.

Grupos prioritários

Desde 2023, mais de 29 mil doses foram aplicadas no Brasil, priorizando pessoas com HIV/aids entre 18 e 49 anos e profissionais de laboratórios que lidam com Orthopoxvirus. O ministério também incluiu indivíduos que tiveram contato direto com fluidos de pacientes com suspeita de mpox.

Importância e monitoramento

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância da vigilância e monitoramento, destacando que a vacinação é seletiva e focada. A secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, observou a limitação na produção da vacina Jynneos e a necessidade de negociar com a Opas para garantir uma reserva no Brasil.

Normalidade

Atualmente, o Brasil está no nível 1 da nova emergência global da OMS, indicando um cenário de normalidade, sem casos da nova variante identificada na República Democrática do Congo. O último óbito registrado no país ocorreu em abril de 2023.

*Com informações da Agência Brasil