Marcelo Lopes
O advogado Luciano Augusto postou um vídeo no perfil dele no Facebook, onde ele juntamente com o vereador Cleitinho Azevedo (PPS) solicitam à Prefeitura de Divinópolis uma “Operação Tapa Buracos”.
Na gravação, feita em uma rua do bairro Jardinópolis, Luciano mostra o local em um estado precário, onde existem na pista alguns buracos e com condições de abandono, também com uma grande quantidade de mato ao redor.
Também é relatado que Cleitinho fez uma solicitação oficial à Prefeitura, por meio de um documento, para que a situação fosse resolvida.
“O meu papel como vereador é fiscalizar. Já fiz o pedido através de um ofício e estou pedindo novamente com carinho para que o senhor prefeito atenda a solicitação da região de Jardinópolis”, diz Cleitinho.
“Não pode acontecer uma tragédia aqui para depois virem e tampar os buracos”, completa.
Nos comentários do vídeo, outros internautas disseram que vivem a mesma situação em bairros diferentes da cidade. Regiões como Campina Verde e Santo André também são lembradas por quem assistiu o vídeo.
“Nada se faz por esse bairro. Lembrado só em época de eleição e também quando é cobrado o IPTU”, disse um internauta em comentário.
Fotos de outras regiões com problemas similares também foram postadas por quem comentava o vídeo. Em uma foto é mostrado um morador tapando os buracos do local onde o vídeo foi gravado.
Luciano disse ao PORTAL que o problema no local vem desde o fim de 2017 e que desde então, nenhum posicionamento foi dado pela Prefeitura.
“Na época eu gravei um vídeo reclamando sobre o problema e o vereador Cleitinho veio me procurar, dizendo que já havia mandado uma solicitação oficial para a Prefeitura”, explica.
“Esse vídeo foi até iniciativa minha. Falei “olha, vereador, vamos fazer então mais um vídeo, porque vai que de repente isso toma uma proporção popular e a Prefeitura vai lá e faz a operação”, mas até agora a administração não entrou em contato. Nem comigo e nem com ele”, diz.
Padre Eustáquio
No bairro Padre Eustáquio, moradores também se queixam de problemas nas ruas. Douglas Almeida, que trabalha como líder de cobranças e mora no bairro há três anos contou para o PORTAL os problemas na localidade onde reside.
“Recentemente eles fizeram um calçamento no bairro, calçando a maioria das ruas, mas no meu quarteirão e mais três ruas paralelas a minha não estão calcadas. Ainda estão em terra. Sempre quando há uma patrola ou algo do tipo, abrimos um protocolo e é aquela mexida toda. Não vão e quando acontece isso temos que chamar a televisão e etc.”, explica.
“Hoje a rua está completamente intransitável. Consigo atravessar a rua subindo em um lote e dessa forma eu passo dos buracos. Caminhão de lixo chega somente até a metade da rua, pois são muito grandes. Existem buracos de aproximadamente um metro e meio de profundidade e existe um outro ainda mais fundo”, diz Douglas sobre o estado de uma rua.
Posicionamento da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura mostra o seu posicionamento em relação ao assunto. Confira:
A Prefeitura de Divinópolis tem uma programação para realização da manutenção das vias de todos os bairros inclusive o Campina Verde, Jardinópolis, Floresta, Santo André e Padre Eustáquio. Os bairros serão atendidos de acordo com a demanda.
A Prefeitura de Divinópolis trabalha intensamente na recomposição das ruas e calçamentos em vários bairros da cidade. Em 2017, foram investidos R$ 5,2 milhões em manutenção e conservação de vias.
A Operação Tapa-Buraco é realizada desde o início do ano em todos bairros e é intensificada nos últimos dias após o início do período chuvoso.
A equipe da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop) segue o cronograma de recuperação das vias castigadas pelas chuvas e pelo intenso tráfego do dia a dia. Em média, é feita uma aplicação diária de 20 toneladas de massa asfáltica a uma temperatura de 180 graus Celsius.
Já foram utilizadas em todo o ano passado 3,7 mil toneladas de massa asfáltica.
O PORTAL também tentou entrar em contato com o vereador Cleitinho, mas até o fechamento desta reportagem, não obtivemos sucesso.
Veja o vídeo: