Letícia Ferreira
Os Caçadores de Bons Exemplos comemoraram na última semana, no Paraná, o milésimo projeto visitado. A iniciativa idealizada pelo casal Iara Xavier e Eduardo Xavier começou em 2011. Os divinopolitanos percorrem o Brasil em busca de ações que ajudam pessoas carentes.
“Nós iniciamos o projeto em janeiro de 2011. Vendemos um apartamento e usamos nossas economias, para o que é necessário. Saímos de Divinópolis, acreditando que a vida não tem sentido se focarmos apenas em trabalhar para ganhar dinheiro, adquirir bens e mais bens materiais, cuidar de nossa pequena família e ponto final. Precisamos fazer algo mais, fazer algo por toda a nossa comunidade, assim surgiu o projeto”, contou Iara.
Objetivos
O projeto se dividiu em dois objetivos principais. O primeiro, segundo a idealizadora Iara, é sensibilizar outras pessoas com os bons exemplos. A proposta é formar os multiplicadores de ações positivas. O segundo objetivo seria formar uma rede de ajuda aos projetos já existentes.
“Para aqueles que não podem idealizar projetos, que pelo menos, ajudem, aqueles já existentes” salientou.
A participação do casal não é só conhecer o projeto, mas também incentivar a continuidade dele. Uma destas histórias aconteceu na Bahia. Uma das fundadoras do projeto chegou a cogitar a possibilidade de encerrar as atividades. Com o apoio, os caçadores os fizeram mudar de opinião.
“Surgiu em tão o nosso terceiro objetivo, motivar as pessoas a continuar a realizarem seus projetos pelo mundo”, explicou Iara.
Projetos
Entre os projetos já visitado estão o “SOS Cãopanheiros” que ajudam cães de rua, a “Casa Ronald” que apoia e ajuda crianças e adolescentes no tratamento de câncer no Rio de Janeiro. “Muitas pessoas montam novos projetos e depois descobrem que podem fazer o bem, ajudando os projetos já existentes”, explica a voluntária.
Em Divinópolis, foram encontrados muitos projetos e campanhas interessantes como o blog “Gente que coopera, cresce” que é dedicado a quem acredita que a cooperação pode transformar e construir um mundo melhor; a casa de apoio à dependentes de drogas “Liberdade Sem Drogas”. Outros projetos visitados foram o “Todos Contra a Pedofilia”, o “Lar das Meninas” , “Os Escoteiros de Divinópolis”.
Os caçadores chegam até este destino após pesquisa e indicações.
“Não fazemos pesquisa na internet, deixamos que as pessoas indiquem os projetos quando estamos na cidade” contou. Esta é uma forma de fazer com que as pessoas de uma comunidade contem os projetos que eles mais se identificam.
Para mais informações, ou indicar projetos, os interessados podem acessar o site: cacadoresdebonsexemplos.com.br e tem também a página no Facebook, Caçadores de Bons Exemplos.