Bruna Carriço/Acasp
O 23° Batalhão da Polícia Militar de Divinópolis recebe, a partir desta semana, 11 cadetes da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais. Os militares finalizaram a primeira parte do curso de formação em Belo Horizonte e agora seguem para a próxima etapa, que é a parte prática. Até o dia 23 de setembro, os cadetes vão acompanhar o trabalho operacional desenvolvido pelas Cias da Polícia Militar de Divinópolis. O estágio supervisionado trará noções práticas da atuação dos militares em ocorrências de natureza diversas e também operações para coibir a criminalidade. Eles foram apresentados nesta quarta-feira (14), durante a reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp). Conhecer o trabalho preventivo realizado pela Acasp também faz parte do compromisso de formação dos futuros oficiais.
Para o Cad. Carlos Magno Freitas, que é natural de Belo Horizonte a vinda para Divinópolis tem trazido boas experiências para sua formação
“O Comandante do 23° BPM, Marcelo Carlos nos concedeu uma autonomia para atuar de forma eficiente nas atividades propostas. Essa liberdade nos ajuda a conhecer melhor a dinâmica do trabalho e conseguimos aliar teoria à prática. O contato tem sido muito proveitoso. A demanda de Divinópolis é diferente da capital mineira, aqui temos menos policiais e menos viaturas, portanto a responsabilidade da atuação do militar é muito maior” ressaltou Cad. Carlos Magno.
O Cadete é a graduação do discente do Curso de Formação de Oficiais – CFO, que na Polícia Militar tem duração de dois anos e exige, como pré requisito para ingresso, o título de bacharel em Direito. Após a Conclusão do CFO, o Cadete é declarado Aspirante e cumpre um período de arregimentação de, no mínimo, seis meses. Posteriormente, ele passa por uma avaliação e, sendo aprovado, é promovido ao posto de 2° Tenente. A expectativa é que após a formação, os novos militares venham fazer parte do quadro de oficiais do 23° Batalhão da Polícia Militar.