Café empresarial contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e debateu sobre os investimentos para Divinópolis e região Centro-Oeste.
Aconteceu na última quarta-feira (29/05) o evento café empresarial na sede da Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços de Divinópolis (ACID). Com o tema “Cenário mineiro e a expectativa de atração de investimentos para Divinópolis e região Centro-Oeste”, o evento reuniu diversos empresários e figuras importantes para o cenário econômico de toda a região Centro-Oeste de Minas, em especial, a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Durante o café empresarial, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, apresentou o cenário mineiro e a expectativa de atração de investimentos para Divinópolis e região Centro-Oeste. Em coletiva, Passalio afirmou que não há um projeto específico de incentivo para Divinópolis e região, mas que há um futuro promissor para a localidade.
O encontro com empresários é significativo. Isto é, com o retorno dos voos comerciais a Divinópolis e a chegada do gasoduto, o município recebe um forte impulso para o seu comércio e indústria. Segundo o presidente da ACID, Cleverson Nogueira, pontua que a presença do secretário é de grande importância para o entendimento do que deve ser feito no município para o seu desenvolvimento.
“A gente junto com ele entender as ações que nós precisamos fazer no nosso município para que nós consigamos trazer novos investimentos, novas empresas, para a gente se desenvolver economicamente. A vinda dele aqui por si só já mostra um carinho e uma vontade de fazer acontecer. Nós temos vários projetos, esse é um momento para a gente discutir, trocar ideias e é um momento também que fortalece muito a cobrança do que a gente precisa do Estado”, pontuou Nogueira.
- Defesa Civil e Bombeiros atendem 37 Ocorrências após chuvas em Divinópolis
- Defesa Civil emite alerta extremo de chuva para Divinópolis
- Chuva de 114,8 mm provoca caos em Divinópolis
- Chuva em Divinópolis: Settrans divulga pontos de interdição
- Chuva provoca alagamentos, arrasta e deixa carros submersos em Divinópolis
Gasoduto Centro-Oeste
Recentemente, o Governo de Minas, por meio da Gasmig, deu início às obras do Gasoduto Centro-Oeste. Este é o maior projeto de expansão no segmento desde 2010. Sua construção vai permitir um aumento de cerca de 300 quilômetros de extensão em linhas do sistema, um acréscimo superior a 23% da malha atual da companhia. O potencial de consumo do projeto é em torno de 230 mil metros cúbicos por dia, com captação estimada em 1 mil novos clientes industriais e comerciais.
O projeto da linha tronco, ao todo, contará com dois lotes, que farão a ligação do gasoduto de Betim à Divinópolis. O primeiro lote contempla a construção do gasoduto de Betim ao município de Mateus Leme, com aproximadamente 44 quilômetros de extensão. Já no segundo Lote, serão construídos aproximadamente 64 quilômetros de gasoduto, ligando Mateus Leme à Divinópolis. O prazo estimado para a conclusão das obras é de 18 meses. Para os trechos, o projeto criará mais de 100 empregos na região centro-oeste durante o prazo de execução. A obra completa tem potencial para gerar mais de 15 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos em Minas.
- Gasmig apresenta cronograma de execução de gasoduto do Centro-Oeste de Minas
- Gasmig prevê expansão do novo gasoduto para o Triângulo Mineiro
- Saiba tudo sobre a venda de passagens aéreas para voos da Azul de Divinópolis a Campinas
- Azul deve operar em Divinópolis com voos para BH e Campinas
- Azul aguarda certificação para seguir com tratativas para início dos voos em Divinópolis
Novos voos
A partir de novembro deste ano, Divinópolis vai ganhar dois novos destinos de voos diretos por meio da Azul: Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da companhia. A abertura representa grandes oportunidades de conexão de toda a região, não só com o restante do Brasil, mas com o mundo.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, analisa que, ao criar essas conexões, o Governo de Minas, por meio da Sede-MG e da Invest Minas, incentiva o crescimento de todo o estado e evidência para o mundo o amplo potencial mineiro, turístico e econômico.
“A inclusão de mais destinos mostra que Minas está pronta para receber não só o turista, mas também uma gama variada de investimentos. Isso amplia nossa economia, além de criar mais conexão, oportunidades, empregos e renda”, destaca.
As novas rotas deverão atender uma população de cerca de 1,5 milhão de moradores somente do Centro-Oeste, além de diminuir em cerca de três horas o deslocamento até Divinópolis para passageiros que desembarcaram em Confins. Ao todo serão quatro voos diários utilizando aeronaves do modelo ATR, com capacidade para 70 clientes. Para Campinas, as saídas de Divinópolis serão às 8h45 e às 17h35, enquanto os voos de retorno serão às 6h e 14h25. Já os voos entre a capital mineira e Divinópolis ocorrerão diariamente às 13h e 21h15. Os voos de volta serão às 10h45 e 19h35
“ O retorno dos voos agora são de grande ajuda para o desenvolvimento, o gasoduto é imprescindível. Muitas empresas precisam do gasoduto para ficar mais competitiva”, pontuou Nogueira.
Novidades
Segundo o presidente da ACID, está sendo discutido junto ao secretário de desenvolvimento de Divinópolis, Luiz Angelo – que também esteve presente no Café empresarial, a construção de um novo centro industrial em Divinópolis. Conforme explica Nogueira “está sendo discutido um novo centro industrial onde grandes empresas podem se instalar, ainda mais que nós temos essa facilidade, essa opção de outra energia que é o gás natural”, disse.
Além disso, ele ainda adiantou sobre as negociações junto a Cemig para a crianção de uma nova estação de abastecimento para a cidade. “Nós temos uma notícia muito bacana, que nós temos trabalhado muito junto a Cemig. Divinópolis 3, uma subestação que vai ser inaugurada, pelo menos é o protocolo é a data, em dezembro de 2025. Então, isso tudo vem gerar insumos, matéria-prima para que as empresas trabalhar e que a gente possa ter mais indústrias aqui”.