Semana “Por um Samu sem Trote” é desenvolvida em escolas de Divinópolis
O índice de trotes recebidos pelo Servido de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) caiu entre 2018 e 2019. A informação foi divulgada no primeiro dia da segunda edição da Semana Municipal “Por um SAMU sem Trote”, iniciada nesta segunda (20), em Divinópolis.
As atividades de conscientização e mobilização serão realizadas em escolas da rede pública e privada, até a próxima sexta-feira (24). A primeira escola a ser visitada foi a Estadual Miguel Couto.
É o segundo ano que essa campanha de conscientização é realizada e foi estabelecida através da Lei nº 8.368/2017 de autoria do vereador Raimundo Nonato (PDT). A iniciativa é uma parceria da Escola do Legislativo “Dr. Deusdedith Afonso Carrilho” da Câmara Municipal de Divinópolis e o CIS-URG SAMU Oeste.
Uma ambulância (uma das Unidades reservas), vai até a escola e uma equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) orienta os estudantes sobre a importância de não passar trotes para o SAMU, ou qualquer outro serviço.
Também é feito um pequeno treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV) ou Primeiros Socorros, como é mais conhecido. A mascote Samuzinha também participa e faz a alegria, principalmente das crianças. Após as orientações os alunos podem conhecer a estrutura interna da Ambulância.
Comparando os dados das ligações de 2018 e 2019, do primeiro dia do ano até 20 de maio, houve uma queda no número de ligações que são consideradas trotes para o Samu. Em 2018 do total de ligações atendidas, 13,46% foram trotes. Já este ano o índice caiu para 9,88%.