Amanda Quintiliano
Dois meses após a intervenção, o superintendente do Hospital São João de Deus, Afrânio Peixoto dá os primeiros sinais de recuperação da entidade. Durante a visita do secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, nesta sexta-feira (08), ele disse que no primeiro semestre do próximo ano o hospital já deverá trabalhar com o caixa equilibrado.
“Pelo menos a estimativa é de a gente trabalhar com o caixa não deficitário”, afirmou.
Uma das medidas que ajudará a aliviar as contas será a renegociação da dívida de quase R$ 100 milhões. O acordo deverá ser firmado ainda na próxima semana. “Estamos providenciando a parte de documentação toda e até semana que vem já devemos ter definido os valores”, afirmou.
Também na próxima semana deverá ser anunciada a repactuação de alguns procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) que deverá assegurar mais recursos à entidade.
O superintende ainda afirmou que o hospital está se preparando para assumir a função de Hospital Escola. “Já foi dada a documentação e a partir do próximo ano, com certeza, vamos ter residência médica”.
A intervenção ocorreu após o Ministério Público e a direção do São João de Deus, firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em setembro. A empresa Dictun, Instituto de Gestão e Perícia, associada ao Instituto Axis, foi definida pela promotoria.