Vereadores votaram contra o relatório o rejeitando
Os vereadores de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, rejeitaram o relatório que poderia levar a cassação do mandato de Eduardo Print Júnior (PSDB) e Rodrigo Kaboja (PSD), nesta segunda-feira (4/3).
Eles são suspeitos, então, de envolvimento em esquema de propina para aprovação de projetos de zoneamento. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou ambos por corrupção passiva. Além disso, denunciou Kaboja também por lavagem de dinheiro.
A denúncia de infração político-administrativa partiu do advogado e suplente do também cassado Diego Espino, Eduardo Augusto, assim como do ex-vereador Sargento Elton com base na operação Gola Alva.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP.
Os vereadores entenderam, então, que não houve provas que comprovassem o envolvimento de Print Júnior e Kaboja no recebimento de vantagens ilícitas. Além disso, reconheceram que ainda não houve condenação pela justiça, nem tão pouco, até o momento, o órgão aceitou a denúncia do MP.
As defesas também apresentaram vários vícios ao longo do processo, por exemplo, o depoimento por escrito do prefeito Gleidson Azevedo (Novo), assim como a orientação da procuradoria do Legislativo pela não admissibilidade da denúncia.
- Alagamento: Chuva interdita trecho da JK em Divinópolis
- Adolescente é encontrado morto em mina no bairro São Bento, em Divinópolis
- Apostadores falam sobre sonho de embolsar os R$ 600 milhões da Mega
- CSSJD realiza cirurgia de próstata inédita na região Centro-Oeste
- Governo de Minas encerra 2024 com mais de 7 mil transferências digitais de veículos realizadas em um mês
Cassação mandato de Kaboja:
Contra o relatório:
- Flávio Marra
- Rodyson do Zé Milton
- Israel da Farmácia
- Hilton de Aguiar
- Edsom Sousa
A favor do relatório:
- Ademir Silva
- Roger Viegas
- Ana Paula do Quintino
- Zé Brás
- Anderson da Academia
- Wesley Jarbas
- Breno Júnior
- César Tarzan
- Capitão América
- Ney Burguer
- Piriquito Beleza
Em seguida, votaram o relatório que entedia pela cassação mandato de Print Júnior:
Contra o relatório:
- Ademir
- Capitão America
- Flávio Marra
- Edsom Sousa
- Rodyson do Zé Milton
- Israel da Farmácia
- Hilton de Aguiar
A favor do relatório:
- Roger Viegas
- Ana Paula do Quintino
- Zé Brás
- Anderson da Academia
- Wesley Jarbas
- Breno Júnior
- César Tarzan
- Ney Burguer
- Piriquito Beleza
Relatório pela cassação do mandato de Kaboja e Print Júnior
Conforme o relatório, para os vereadores Ney Burguer e Zé Brás – ambos membros da comissão – apesar da dificuldade de acesso aos dados sigilosos, que poderiam reforçar as conclusões, analisando todo o conjunto de provas disponível, as peças que compõem a denúncia formulada, assim como os esclarecimentos trazidos pelas testemunhas ouvidas, o teor das defesas apresentadas e dos depoimentos prestados em Plenário, é possível a formação de um juízo de atribuição de responsabilidades.
Ainda de acordo com o relatório, “a título de exemplo cabe asseverar que a prova testemunhal produzida, por exemplo, inclusive a pedido da defesa dos edis denunciados, corrobora a narrativa da existência de um acordo para pagamento de vantagens indevidas. Ou seja, em troca da apresentação e aprovação de projetos de lei de alteração de zoneamento urbano no Poder Legislativo do Município de Divinópolis”, concluíram.