Todo o material está digitalizado (Foto: Reprodução do arquivo digital)

Todo o material está digitalizado (Foto: Reprodução do arquivo digital)

A Prefeitura de Divinópolis através do Arquivo Público Municipal tem a guarda e preservação dos primeiros livros de ata do município e também dos livros que contêm as primeiras leis, regimentos internos, livros eleitorais e livros orçamentários do município datados de 1912, ano da emancipação político-administrativo do município até a década de 30. Após esta época, a Câmara Municipal de Divinópolis passou a ser a responsável pela guarda e preservação dos livros e da legislação municipal discutida e aprovada no plenário.

 

Como forma de resgatar esta história e recompor o arquivo da Câmara Municipal de Divinópolis, o Secretário Geral, Flávio Ramos, solicitou a cópia digital dos livros desta época. Esta semana, o bibliotecária do Arquivo Público Municipal de Divinópolis, Marcos Antônio Vilela Crispim, providenciou a cópia e entrega à Câmara de Vereadores de todos os livros e registros legislativos do início do município.

 

Além da ata de criação do município e dos livros de todos os livros de atas que faltavam no Poder Legislativo, também foi entregue as cópias digitais dos primeiros Regimentos Internos da Câmara que além de regulamentar o funcionamento da instituição também regulamentava as Posturas Municipais estabelecendo regras para utilização das vias públicas e a primeira organização de saúde pública em Divinópolis.

 

O próximo passo, após o acesso ao arquivo digital é realizar um levantamento de custo para imprimir todo esse material. O Secretário Geral acredita que este ano não será possível realizar esta empreitada já que medidas de economia estão sendo adotadas. No entanto, em 2015, a impressão dos livros de atas para guarda no próprio arquivo da Câmara será sugerida à Mesa Diretora que estiver à frente da administração da Casa.