Mais de duas mil e quinhentas pessoas participaram, na manhã desta sexta-feira (16/), da caminhada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Representantes do governo municipal, de órgãos de proteção, entidades, alunos das redes municipal e estadual de ensino participaram do evento, cuja concentração começou na Praça Dom Cristiano (Catedral), passando pela avenida 1º de Junho e rua Rio de Janeiro, até a Praça Benedito Valadares (Santuário).
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres, não basta coibir, é preciso prevenir, e a Caminhada pretende levar a população a refletir sobre este tipo de conduta.
“Essa atração é basicamente em defesa da vida, preventiva. Crianças que sofrem esse tipo de abuso tendem a se tornar adultos violentos. Então, a gente previne hoje para garantir um melhor futuro a estas crianças”, disse.
Para o promotor da vara da Infância e Juventude, Carlos Fortes, a caminhada vem reforçar a importância da luta pelos direitos das crianças e adolescentes.
“Essa luta é importante o ano inteiro, mas essas manifestações pontuais são importantes porque são nelas que as pessoas se unem para lembrar dessa importância, especialmente no trabalho de prevenção no abuso e exploração sexual. A única defesa que a gente tem contra esses crimes de abuso e exploração, os chamados crimes de pedofilia, é a informação, e nossa manifestação colabora para isto”, afirmou.