Arthur Tótoli

O Dia da Consciência Negra será comemorado na próxima sexta-feira (20). Para lembrar a data será realizada, em Divinópolis, a Caminhada Educacional, que visa mostrar a toda comunidade escolar a conexão entre as situações de diversidade com a vida cotidiana nas salas de aula.

Para a Coordenadora de Políticas Sociais da SindUTE e Ativista Independente, Maria Catarina Laborê, a caminhada busca transmitir a igualdade nas relações sociais e também  ajudar a implementar o estudo da cultura negra nas escolas estaduais.

“Buscamos mostrar e ganhar o reconhecimento e valorização das reais contribuições do povo negro à nação brasileira, e acima de tudo ajudar a implementar o estudo da cultura africana e afro-brasileira nas escolas estaduais”.

A concentração do movimento será na Praça da Catedral a partir das 7h e passará pelo centro da cidade, terminando na Praça do Santuário, onde haverá exposições de trabalhos e apresentações artísticas.

A Lei 10.639/03 defende o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no sistema de ensino. Segundo Maria Catarina, embora essa valorização tenha melhorada em Divinópolis, ainda há mais objetivos para serem alcançados.

“Viemos fazendo um belíssimo trabalho nas escolas estaduais de Divinópolis e eu estou satisfeita com esse desenvolvimento, mas claro, ainda há muito a ser feito para alcançar os nossos objetivos”.