Amanda Quintiliano

 

A campanha eleitoral tem ganhado às ruas de Divinópolis. Mesmo ainda tímida, já é possível ver placas espalhadas pela região central e em alguns bairros da cidade. Carros de som também já estão circulando com os famosos jingles. O tom desta disputa deve começar a partir de agora, com as aberturas dos “quartéis generais”, os comitês. Alguns candidatos também têm apostado nos lançamentos das campanhas em eventos com apoiadores.

 

O primeiro comitê de candidato a deputado federal com residência em Divinópolis foi aberto nesta terça-feira (22). Ao lado de apoiadores e lideranças, Domingos Sávio (PSDB) abriu oficialmente o espaço, na Avenida Getúlio Vargas. Já no dia 19 de julho ele fará o lançamento da campanha no Estrela do Oeste Clube, na Rua Rio de Janeiro. O espaço deverá servir de cenário para outros postulantes também.

 

Esta semana também haverá a abertura do comitê jovem do candidato à reeleição, Jaime Martins (PSD), também com residência em Divinópolis. Com localização central, ele ficará na Rua São Paulo, perto da Avenida Rio Grande do Sul. Lideranças, apoiadores e outros postulantes também devem participar da abertura oficial, prevista para a próxima sexta-feira (25). O foco principal é a juventude.

 

Apesar do impasse com o Ministério Público Federal, Jorge Torquato (P-SOL) mantém os preparativos da campanha. Ele está entre os 17 considerados inelegíveis devido a lei “Ficha Limpa”. Com material gráfico atrasado e com outras questões burocráticas ainda pendentes, Torquato está definindo onde será o comitê. À reportagem ele também disse não haver, por enquanto, uma data prevista para abertura.

 

Escolha

 

As áreas onde irão funcionar os comitês centrais de campanha foram escolhidas criteriosamente para alavancar os potenciais eleitorais dos postulantes à Câmara Federal. Geralmente, os prédios centrais servem como logística da campanha, para a distribuição de materiais, além de oferecer abrigo para reuniões de apoiadores.