Inicialmente alunas de três escolas serão imunizadas (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

Inicialmente alunas de três escolas serão imunizadas (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promove a partir deste mês de março uma campanha estratégica de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV). O lançamento oficial da campanha ocorre na próxima segunda-feira (10), às 9h, na sede do Colégio Integral, à Rua São Paulo, 1441, Centro. A ação acontece nas escolas municipais, estaduais e privadas do município com o intuito de imunizar meninas de 11 a 13 anos.

 

Toda a equipe da Atenção Primária e de Imunização da Semusa está envolvida na estratégia que tem como público alvo 29 mil adolescentes. A expectativa é de que pelo menos 80% desse número sejam imunizados.

 

A campanha foi adotada em caráter preventivo ao vírus do HPV com o objetivo de reduzir o número de casos e de morte do câncer de colo de útero, considerado o segundo tipo de câncer mais presente em mulheres brasileiras e que possui o HPV, como um dos principais fatores de risco responsáveis pelo surgimento da doença.

 

As vacinas serão aplicadas por profissionais da unidade de saúde referência da região em que a escola está localizada. Serão disponibilizadas três doses, sendo a primeira em março, a segunda em setembro, e a terceira e última cinco anos depois da primeira dose. No ato da vacinação, cabe ao profissional orientar a paciente que a mesma deve comparecer até a uma unidade de saúde para receber a segunda dose da vacina.

 

Escolas

 

Inicialmente, três escolas receberão a campanha: Colégio Integral, E.M Professora Hermínia Corgozinho e E.E Monsenhor Domingos. “A proposta da unidade básica de saúde é iniciar no período da manhã e continuar no turno da tarde. Então, tem escola que fica o dia todo, outras agendam duas ações em turnos diferentes, não impomos tempo específico. O que nós queremos é uma parceria com as escolas, sem atrapalhar sua rotina até porque outras turmas estarão em aula”, explica a referência técnica em imunização, Marcela Machado.

 

As escolas interessadas em receber a ação devem aguardar o contato da unidade de saúde mais próxima a sua região para o devido agendamento.