multivacinação
multivacinação (Foto: divulgação)

Iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância de imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos contra doenças preveníveis

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já encaminhou às 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado todas as doses das vacinas que serão utilizadas pelos municípios para a Campanha de Multivacinação, que começa neste sábado, 21 de outubro, e segue até 4 de novembro.

O principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância de imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos contra as doenças preveníveis. De modo que destaque que as vacinas são seguras e desempenham um papel fundamental na preservação de vidas. Estarão disponíveis os imunizantes contra a hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV, entre outros. As Unidades Regionais de Saúde (URS) distribuíram todas as doses fornecidas pelo Ministério da Saúde de acordo com a demanda dos municípios que compõem seus territórios.

Nesse sentido, o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, alerta que os pais devem ficar atentos ao período da campanha e aproveitar a oportunidade para atualizar o cartão de vacinação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP

“Minas Gerais está pronta para a campanha de multivacinação. Leve seu filho e filha até a unidade básica de saúde mais próxima e atualize o cartão de vacinas, pois elas salvam vidas”, reforça.

“Muitas doenças, até então erradicadas, correm o risco de serem reintroduzidas caso nossas crianças e adolescentes não se vacinem. Como é o caso do sarampo e também da poliomielite. Precisamos vacinar os pequenos mineiros e recuperar os índices de cobertura vacinal”, concluiu Prosdocimi.

Além disso, a multivacinação é uma estratégia que visa facilitar o acesso da população elegível a várias vacinas em um único momento. Desse modo, simplifica a visita dos pais ou responsáveis às unidades básicas de saúde (UBS) para a atualização do cartão de vacinação.