Amanda Quintiliano

Com Rádio Divinópolis

 

Massificar a campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político esse foi o objetivo do Dia Nacional de Luta pela Constituinte do Sistema Político, comemorado nesta quarta-feira (07) em todo o país. Em Divinópolis a data foi lembrada timidamente, mas com promessa de ser reforçada a partir de agora com a implantação de comitês de bases.

 

As ações foram focadas, principalmente, nas capitais brasileiras para tentar mobilizar os municípios do interior de cada estado. A Secretaria Operativa Nacional da Campanha quer levar o movimento às ruas e popularizá-lo. A proposta é ter um plebiscito para a realização de uma assembleia constituinte. Os membros dessa assembleia poderão alterar o Sistema Político Brasileiro.

 

Uma das principais mudanças defendidas é o uso de recursos em campanha. Para uma das organizadoras do comitê em Divinópolis, Maria da Consolação Faria, o uso ilimitado de dinheiro torna o processo eleitoral injusto. Segundo ela, quem, geralmente, investe alto financeiramente tem mais chances de vencer do que quem não tem a mesma condição econômica.

 

“A cada dois anos nós assistimos o poder do dinheiro nas eleições, vemos as empresas privadas financiando e quem bota mais dinheiro vence aquele que talvez tenha realmente preocupações sociais. É como aquele ditado: quem paga a banda, escolhe a música”, disse.

 

A votação ocorrerá na Semana da Pátria (1 a 7 de Setembro) de 2014, e qualquer pessoa ou grupo pode organizar um local de votação com uma urna. Ontem pela manhã, Maria da Consolação se reuniu com outros representantes para definirem meios de levar este movimento aos bairros espalhando comitês. Em outras palavras eles defendem a reforma política com a participação popular.