Antonio Anastasia vistou as obras do hospital público; Empresários entregaram carta ao pré-candidato ao Governo de Minas com cinco prioridades
Amanda Quintiliano
Não diferente de eleições anteriores, a pauta de reivindicações de Divinópolis deverá girar em torno da conclusão do hospital público regional e da duplicação da MG-050. Prova disso é que o pré-candidato ao governo de Minas, o senador Antonio Anastasia (PSDB) mirou a construção na primeira visita à cidade, nesta terça-feira (31), já com o nome homologado em convenção.
O tucano tratou a retomada das obras como uma das prioridades da lista imensa que inclui também realinhar as finanças do Estado para colocar em dia os salários dos servidores e os repasses das prefeituras. Apesar de dar esperança para quem espera há quase 10 anos para ver a unidade em funcionamento, o pré-candidato tem sido realista.
“Vamos fazer todo o esforço para identificar os recursos [verba da saúde] depois de pagar as dívidas, evidentemente, porque não podemos deixar dívidas com os municípios para concluir essas obras”, afirmou.
Veja como foi a visita no hospital e a entrevista no final do vídeo:
Desenvolvimento Econômico
O segundo compromisso foi com empresários na sede da Federação das Industrias de Minas Gerais (Fiemg – regional Centro-Oeste). Cerca de 200 pessoas de variados seguimentos acompanharam a reunião. Uma carta com as cinco prioridades do setor foi entregue ao candidato.
Duplicação
Nela está a duplicação da MG-050 com especial atenção às obras não concluídas, trecho Divinópolis/Itaúna, bem como das trincheiras em Divinópolis. Trecho Divinópolis/São Sebastião Paraíso, cujo término das obras, alavancará o turismo e agronegócio de Furnas e Serra da Canastra. A rodovia é a principal ligação da região com São Paulo. Passam por ela cerca de 20 mil veículos por dia.
Hospital
O hospital público também aparece na lista. Os empresários pedem a viabilização de liberação de recursos para a conclusão da obra que atenderá cerca de 54 municípios. Para ele, investir em infraestrutura é primordial para atrair mais empresas.
Aeroporto
O aeroporto Brigadeiro Cabral não foi esquecido.
“Nossa região é carente de aeroporto com infraestrutura compatível com a necessidade do transporte aéreo e, faz-se necessária a liberação de recursos financeiros para que o Aeroporto Regional seja uma realidade”, consta na carta.
Confecção
O setor da confecção pediu também atenção ao Minas Veste Brasil. Divinópolis, recém eleita cidade do polo da moda mineira, promove, através do Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis a negociação direta entre fabricantes e clientes, por meio da realização de feiras itinerantes, resultando em aquecimento na economia do país e movimentando o turismo de negócios e o comércio nacional. Uma edição ocorre em João Pessoa. 26 empresários da cidade participam.
Encontro de negócios
Os empresários também defendem apoio a promoção de encontros e eventos específicos como forma de alavancar o desenvolvimento econômico do Centro-Oeste, valorizando os seus arranjos produtivos locais, através da realização do “Encontro de Negócios e Empreendedorismo do Centro-Oeste de Minas Gerais”.
Ele deverá ser realizado na primeira quinzena de outubro deste ano, durante três dias, para um público de microempreendedores e empresários de pequeno, médio e grande porte, com um investimento de R$ 180 mil, envolvendo cerca de 1.100 participantes e 500 empresas, proporcionando inovação e oportunidades de negócios.
Entrevista concedida na Fiemg: