Pessoas que fazem o uso abusivo do álcool estão mais susceptíveis a contrair o vírus da AIDS. O alerta é do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). Em sua página na internet a instituição informa que a ingestão de álcool leva à desinibição e diminui a percepção de risco.
Com a proximidade do carnaval as autoridades ligadas à área de saúde ficam em atenção. Já que o consumo de álcool é grande. Em Divinópolis, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), esta a disposição da população que queira orientações, preservativos ou até mesmo realizar o teste rápido de HIV.
O CTA mantém parceria com empresas da cidade e repassa a elas material para a orientação de seus funcionários.
A CTA também irá realizar um trabalho de panfletagem e distribuição de preservativos na região da Barragem, no Lago das Roseiras. Este local é o principal ponto de concentração dos foliões da cidade.
“Vamos levar informação da necessidade da prática do sexo seguro. A intenção é conscientizar as pessoas para que novos casos de AIDS não surjam. Além disso, é importante as pessoas entenderem que o sexo sem segurança é porta aberta para outras doenças também perigosas, como a sífilis, hepatites entre outras”, completa Francisca.
Em Divinópolis e região, existem cerca de 1,4 mil pessoas soropositivas. Para aqueles que desejam acompanhamento ou informação, o CTA fica localizado na Policlínica; na rua Getúlio Vargas, número 550, na região central da cidade.