O motivo é convincente e sensato, mas algumas pessoas ainda não calcularam o risco de faltar água. Para colocar tudo em pratos limpos, prefeitos de sete cidades da região Centro-Oeste convocaram para esta sexta-feira (30), em Cláudio, uma coletiva de imprensa. Eles querem explicar, detalhadamente, os motivos do cancelamento do carnaval.
Desde o início de janeiro o assunto tornou-se pauta de rodas de conversa e um dos preferidos dos veículos de comunicação. Afinal, tradicionais festas foram suspensas devido a maior crise hídrica vivencia da pela região. Ao longo das semanas os prefeitos foram anunciando o cancelamento e no rastro outras cidades foram seguindo o exemplo. Mas, nem em todas o motivo foi pura e simplesmente a seca.
A coletiva será com os prefeitos de Carmo da Mata, Cláudio, Carmopólis de Minas, Passa Tempo, Oliveira, São Francisco de Paula, Itaguara. Em todas essas cidades o evento foi cancelado por motivos diferentes.
A falta de água, por exemplo, pesou na decisão de Oliveira e Itaguara. No caso de Oliveira houve outro motivo: a escassez de recurso. Com dificuldades de honrar compromissos como folha de pagamento, o prefeito achou por bem não realizar o carnaval.
Cláudio foi a primeira a suspender a festa. Lá a intenção é resgatar a tradição, que segundo a assessoria de comunicação, foi se perdendo ao longo do ano. Por isso, ao invés do carnaval, em fevereiro, será realizado neste final de semana o pré-carnaval.
Já Carmo da Mata optou em cancelar por receio de superlotação. Com o cancelamento nas cidades vizinhas o prefeito teme que os foliões lotem o pequeno município.
Detalhes sobre a decisão de cada cidade serão repassados amanhã na coletiva. A cobertura completa você confere aqui no PORTAL.